domingo, 24 de junho de 2018

Lição 13 - 2º Trimestre 2018 - Glória a Deus pela Família - Juniores.

Lição 13 - Glória a Deus pela Família 

 2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Gênesis 12.1-3.

OBJETIVOS:
Apontar a promessa de Deus feita a Abraão;
Mostrar que a família é bênção para o mundo;
Conscientizar que devemos agradecer a Deus pela nossa família.

Prezado(a) professor(a),

Estamos chegando ao final de mais um trimestre e desejamos que as ricas bênçãos de Deus estejam estendidas sobre o vosso ministério e alunos. O tema que tratamos neste trimestre é de suma importância, pois trouxe uma reflexão profunda sobre a família, a célula máter da sociedade. Uma instituição que tem sofrido ataques constantes da parte de Satanás e os efeitos de uma desestruturação que tem predominado por conta da impaciência e desvalorização do conceito de família.

A lição de hoje tem como proposta mostrar que a família é uma bênção de Deus para o mundo. Foi assim com Abraão, quando o Senhor ordenou seu servo que saísse do lugar onde estava, porquanto havia uma promessa de fazê-lo próspero e a sua descendência ocuparia as terras da sua peregrinação (cf. Gn 22.15-18). Abraão ouviu a voz do Senhor e obedeceu e, por consequência, Israel surgiu no cenário mundial e tornou-se uma das maiores potências que o mundo já conheceu.

Como se não bastasse, Abraão se tornou também conhecido como o “pai da fé”, porquanto em um tempo de condições difíceis e sem amparo de qualquer artifício ou mesmo sem o auxílio das Escrituras Sagradas para fortalecer a sua fé, ele não recuou, mas acreditou nas promessas que Deus havia feito a seu respeito. É bem verdade que Abraão não foi fiel em todos os momentos à espera do cumprimento das promessas, prova disso é o nascimento de Ismael por intermédio da concubina Hagar. No entanto, a promessa de Deus havia de se cumprir em Isaque, por intermédio de Sara, mesmo após o seu ventre já estar amortecido e impossível de gerar um filho.

Deus é aquele que opera maravilhas e quando todas as circunstâncias diziam que já não havia mais possibilidade o Senhor surpreendeu a Abraão e cumpriu a promessa que havia feito ao seu servo. No tempo determinado, Sara já com a idade avançada teve um filho e dele frutificou toda a descendência da nação de Israel. Deus disse a Abraão: “[...] em ti serão benditas todas as famílias da terra” (cf. Gn 12.3). De modo que todos os crentes em Jesus Cristo recebem a bênção de Deus mediante a fé.

Outro aspecto que deve ser considerado na lição de hoje é a gratidão pela família. Há muitos adolescentes que se queixam de seus pais e fazem comparações desnecessárias com os pais de seus colegas porque acham que estes são melhores do que os seus. Isso é um engano, pois não sabem o que se passa na vida de seus colegas nem conhecem o tipo de relacionamento que prevalece na casa deles.

De outro modo há adolescentes que pensam que seus pais têm a obrigação de cumprir as suas vontades, pagar suas contas e prover tudo o que eles precisam. Alguns chegam ao absurdo de utilizarem-se do seguinte argumento: “Se foram eles que me colocaram neste mundo é obrigação deles arcarem com todos os meus gastos”. Esse tipo de pensamento é originário de uma geração que não respeita os pais e desonra aqueles que foram escolhidos por Deus para serem seus responsáveis. Deus não está indiferente ao que está acontecendo, mas espera pacientemente o dia em que trará a juízo toda e qualquer desobediência (Ec 12.14).

Como professores, devemos estimular os alunos a serem gratos pela família que Deus lhes concedeu, pois há muitos que não têm o privilégio de viver em família. Quantos estão sofrendo sozinhos e gostariam de ter a presença do pai ou da mãe por perto, ou até mesmo de irmãos que pudessem compartilhar das dificuldades ou de momentos de alegria! Aproveite a aula de hoje e reflita com seus alunos a respeito da família, um bem precioso que Deus nos concedeu. Diga aos seus alunos que devem demonstrar amor pela sua família e devem orar para que Deus alcance o coração daqueles que, porventura, ainda não estão salvos em Cristo.
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário