quinta-feira, 14 de junho de 2018

Lição 12 - 2º Trimestre 2018 - Outros Tipos de Famílias - Adolescentes.

Lição 12 – Outros Tipos de Famílias

 2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: 2 Timóteo 1.3-7.

OBJETIVOS:
Explicar sobre os diversos tipos de família;
Mostrar a importância da família para a nossa fé;
Afirmar que Deus ama a família.

Olá caro(a) professor(a),

A lição desta semana tem com proposta ensinar seus alunos a lidarem com a nova realidade que tem sido a de muitos lares, até mesmo de lares evangélicos. Em geral, nós cristãos, entendemos que as famílias devem permanecer unidas independentemente das circunstâncias que surjam. Porém, os fatos revelam um quadro completamente diferente. Não são poucos os lares que possuem apenas a figura da mãe ou a do pai como provedor. Em outras ocasiões os pais são apenas provedores distantes da criação dos filhos. Muitos se contentam em apenas prover o alimento ou a vestimenta e não param para refletir que a presença e o apoio emocional são mais importantes do que qualquer bem material que alguém possa oferecer.
O assunto da lição aborda a nova configuração dos lares e apresenta como exemplo o jovem pastor Timóteo, alguém chamado por Deus para cuidar de pessoas (1 Tm 1.1-3; 2 Tm 2.1-3). Se o jovem Timóteo limitasse a sua vida apenas ao que observou na estrutura de seu lar não encontraria referência para seguir uma vida ministerial segura, pois ao que tudo indica o seu pai não era cristão. Entretanto, Timóteo encontrou preparo nas instruções de sua mãe Eunice e de sua avó Loide. Além delas, o jovem pastor teve como seu mentor ninguém menos do que o próprio apóstolo Paulo. Esses referenciais tiveram grande importância para a vida de Timóteo que se tornou um dos braços de Paulo na pregação do evangelho.
O exemplo de Timóteo nos mostra a importância de bons exemplos na formação espiritual do crente. Seus alunos precisam de boas referências para que possam crescer na fé e no conhecimento das Sagradas Escrituras. Infelizmente, muitos deles não encontram em casa o apoio que precisam para caminharem firmes na presença de Deus, frequentarem os cultos ou participarem das atividades na igreja. Pelo contrário, muitas vezes, encontram oposição e até mesmo retaliações por causa da fé em Jesus Cristo. É preciso pedir ao Senhor sabedoria para que saibam como lidar com essas diferenças.
Além das oposições seus alunos ainda precisam lidar com as mudanças que acontecem na configuração do lar. O número de pais separados cresceu assustadoramente e a convivência com o padrasto ou madrasta é um processo de readaptação que demora, resultando, em algumas ocasiões, no desgaste das relações. Esses e outros problemas de convívio familiar influenciam na formação do caráter do adolescente e devem ser tratados com muito cuidado.
O melhor a fazer é despertar seus alunos para o compromisso com os valores da vida espiritual, atraindo o adolescente para um ambiente de acolhimento e amizade cristã, e esse espaço chama-se igreja (cf. Fl 4.8,9; At 2.42-47). Nela seus alunos poderão aprender a conviver em comunhão e a praticar os ensinamentos da Palavra de Deus. Receberão o alimento espiritual que nutre a alma e fortalece a fé. Aproveite e pergunte aos seus alunos quais são as referências que eles têm. Que pessoas eles podem confiar compartilhar as suas dificuldades?
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário