quinta-feira, 7 de junho de 2018

Lição 11 - 2º Trimestre 2018 - A Mídia Virtual e a Família - Adolescentes.

Lição 11 - A Mídia Virtual e a Família

2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Mateus 12.33-37.
OBJETIVOS:
Discutir sobre o papel da mídia virtual;
Ensinar os perigos da mídia virtual;
Explicar os perigos da mídia virtual para a família.

Olá caro(a) professor(a),

A lição desta semana tem como proposta alertar seus alunos a respeito do perigo que as mídias sociais representam para a família quando são mal utilizadas. Não é preciso demonizar as mídias sociais para sabermos que estas podem trazer algum malefício para a vida de seus usuários. Entretanto, é possível observar que o problema neste caso não se encontra no aparelho ou na internet em si, e sim no manuseio de quem decide trocar a presença e o diálogo convencional do “olho no olho” pela conversa virtual. Em geral, é mais fácil dizer o que pensa ou qualquer outra coisa sem precisar necessariamente encarar a reação da pessoa que está do outro lado da tela.

Com o avanço das mídias sociais, sem dúvida, dizer o que pensa tornou-se mais fácil. Há quem diga que o grande problema das mídias sociais é que ela deu voz — parafraseando — “a quem não merece ser ouvido”. Este é um problema que não há remédio que cure, pois na maioria dos casos as pessoas se sentem livres para expressar o que bem entenderem nas redes sociais. Em certas ocasiões, há restrição ou censura às palavras que são consideradas de baixo calão. No entanto, até que esse tipo de filtro funcione como deveria o malefício causado a mente de muitos adolescentes já está feito.

Vale a pena ressaltar que o conselho da Palavra de Deus deve ser ensinado com afinco aos nossos adolescentes (cf. Ec 12.1). Com todas as facilidades que as mídias sociais e a internet podem trazer, há princípios que não devem ser abandonados jamais. Dentre estes está a convivência em família. Seus alunos precisam ser conscientizados de que o relacionamento familiar tem prioridade quando o assunto é diálogo. Embora as mídias sociais sejam meios pelos quais podemos ter todo o tipo de conversa com pessoas que temos maior afinidade, isso não significa que devamos compartilhar da nossa vida pessoal de forma livre e despreocupada na rede. Há muitos mal intencionados na internet, esperando apenas por alguma oportunidade para persuadir adolescentes a caminhos errados ou mesmo para praticarem alguma maldade. Não são poucos os casos que tomamos conhecimento nos noticiários e devemos alertar os alunos a respeito desse perigo que circula nas redes sociais. A Bíblia diz: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos” (cf. 1 Pe 5.8,9).

Infelizmente, a má compreensão desses aspectos tem levado muitos adolescentes a encontrar-se com desconhecidos em lugares que os seus pais não tomaram conhecimento ou mesmo iniciarem um relacionamento amoroso no modo virtual com pessoas que nunca viram na vida. Esses e outros são exemplos do prejuízo que as redes sociais podem trazer para qualquer pessoa que lida com elas de forma imprudente.

É preciso ter sabedoria para lidar com as pessoas que mantemos contato via mídias sociais. Como podemos manter diálogo e relacionamento de amizade com pessoas que só postam coisas que não edificam? Será produtivo comentar, curtir, expressar alegria ou satisfação com um ato injusto? A Palavra de Deus ensina que aquele que tem o amor não se alegra com a injustiça (cf. 1 Co 13.6). Conformar-se com o mundo e pensar que é normal ver a maldade se proliferar não faz parte do caráter cristão. Como embaixador da paz e de um reino diferente o crente exerce um papel importante na sociedade através do seu testemunho. Promover a justiça faz parte da missão do cristão neste mundo (cf. Mt 5.6; 2 Pe 2.9).

Portanto, com base nestas observações, converse com os alunos e pergunte quanto tempo eles gastam nas redes sociais e quanto tempo investem com a família. Distribua uma folha de papel A4 e peça que façam um círculo. Eles deverão dividir o círculo em fatias e observar quanto tempo gastam em cada etapa da rotina, inclusive, utilizando as redes sociais ou acessando a internet. Ao final, leve-os a refletir sobre a qualidade do relacionamento em família com a presença constante nas redes sociais.
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

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