quinta-feira, 14 de junho de 2018

Lição 12 - 2º Trimestre 2018 - Jesus Ajuda um Homem a Escutar - Primários.

Lição 12 - Jesus Ajuda um Homem a Escutar

2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus faz coisas impossíveis, de acordo com sua vontade e o seu tempo.

Ponto central: Quem recebe a Jesus, recebe o único Salvador!

Memória em ação: “Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!” (Mc 7.37)

Querido (a) professor (a), na próxima aula daremos continuidade ao tema do trimestre, contando às crianças sobre mais um milagre de Jesus. Este, na vida de um homem que não podia ouvir e falava com dificuldade. Agora reflita mos por um momento, se hoje em dia, pessoas com esta limitação são marginalizadas, devido à falta de acessibilidade e adaptação para a linguagem delas em ambientes públicos, imagine há mais de 2000 anos? Quão solitário não deveria se sentir um deficiente auditivo sem conseguir se comunicar, ouvir ou entender as pessoas a sua volta!?

Infelizmente, mesmo em nossos dias, muitos surdos ainda se sentem excluídos desta maneira. E se não os cristãos, imitadores do Cristo, quem mais se importarão em incluí-los? Em alcançá-los? Quantas igrejas possuem um ministério ou ao menos um tradutor do culto para Libras (Língua Brasileira de Sinais)? Por isso é tão urgente falar a respeito de inclusão, desde já, para os pequeninos. Afinal, eles podem ser levantados por Deus como a geração que mudará este quadro! Portanto, além do objetivo e ferramentas já disponibilizados em sua revista, sugerimos aproveitar o personagem de nossa lição para conversar com os Primários sobre a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Você sabia que em nosso país há mais de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva?
Quem as evangelizará? “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ‘ouviram’? E como ‘ouvirão’, se não há quem pregue?” (Romanos 10.13,14)
Alguns podem pensar que basta lhes entregar uma bíblia. Porém, a maioria dos deficientes auditivos não entende a nossa escrita tradicional; 70% dos surdos brasileiros têm dificuldades em compreender o português. Sua comunicação é muito visual, por isso dependem muito que lhes falem em Libras.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 360  milhões de pessoas sofrem de perda auditiva, ou seja, mais de 5% da população mundial é surda. Ter a bíblia na língua de sinais é muito importante para poder evangelizar essa comunidade.
A organização Wycliffe Bible Translators (WBT), dedicada a traduzir a Bíblia para todas as línguas, iniciou um projeto para tornar isso possível na Tailândia.
Existem mais de 400 idiomas de sinais diferentes. A comunidade surda é um dos grupos menos evangelizados do mundo. Nenhum deles tem uma Bíblia completa em seu idioma. Segundo a WBT,apenas 5% da população surda do mundo pode ser evangelizada.
A maioria das pessoas surdas e mudas não sabe ler. Portanto, eles não podem entender completamente o amor, graça e verdade de Deus. Há muitas coisas sobre Deus que elas não conseguem entender porque não estão em sua própria língua” (Texto extraído do Portal de notícias CPAD News).
Sugerimos que você, professor (a), leve para esta aula alguém que conheça a linguagem dos sinais. Diga aos alunos que hoje trouxe um (a) convidado (a) especial  que lhes deixará uma importante mensagem para eles passarem adiante, como na brincadeira de telefone sem fio, um ao ouvido no colega ao lado. Em seguida, peça para a pessoa entrar, a apresente para a turma, dizendo seu nome e um pouco sobre ela e pergunte às crianças se ela pode começar a lhes passar a mensagem. Frise para estarem bem atentas. Quando todas concordarem empolgadas, a pessoa convidada falará apenas em Libras:
“Quem recebe a Jesus, recebe o único Salvador!”; “Jesus te ama e morreu para salvar todas as pessoas”; “Precisamos falar da salvação de Jesus a todos”
Observe a reação das crianças, ouça os seus questionamentos e pergunte por que não estão entendendo ou passando a mensagem adiante. Expliquem-nas o que é a Língua Brasileira de Sinais, Libras; o que nosso (a) convidado (a) falou, frisando a importância de comunicarmos o amor de Deus para todas as pessoas, inclusive as surdas, para que elas se sintam amadas e acolhidas, jamais excluídas.
Para finalizar essa importante mensagem, de maneira lúdica e divertida, ensinem aos Primários a falarem algumas frases evangelísticas em Libras, fazendo todos juntos.
librasCaso você, professor (a), se sinta impulsionado por Deus a levar este importante tema para além das paredes da Escola Dominical, para quem sabe, até mesmo sugerir a criação de um ministério para surdos em sua igreja, ou apenas se inteirar mais em Libras, lhe indicamos o livro da CPAD “Manual Prático de Libras”, de autoria da pedagoga Siléia Chiquini, líder do ministério de surdos “Mãos Ungidas”, da AD de Curitiba. 
Você pode encontrar essa preciosa obra em qualquer loja CPAD ou mesmo em nossa loja virtual através do link: https://www.cpad.com.br/manual-pratico-libras-322716/p
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário