terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Lição 09 - 4º Trimestre 2018 - Felizes os Que Trabalham Pela Paz - Juniores. 9 e 10 anos.

Lição 9 - Felizes os que trabalham pela paz

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Mateus 5.9; Filipenses 4.2,3.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estão convidados a conhecer a paz que excede todo o entendimento. Na história desta semana, seus alunos aprenderão com o exemplo de duas irmãs que, apesar de servirem ao Senhor, entraram em atrito por motivos que a Bíblia não revela (cf. Fl 4.2,3). Entretanto, o que é relevante nesta situação é o fato de que o apóstolo Paulo ressalta a importância do trabalho destas irmãs em prol do Reino de Deus e apela para que Epafrodito, seu “verdadeiro companheiro”, ajude essas irmãs a fazer as pazes. Jesus ensinou aos seus discípulos a respeito desta paz e declarou que os pacificadores serão chamados de filhos de Deus. Todo aquele que, de fato, encontrou a verdadeira paz em Jesus Cristo, sente em seu coração o desejo de transmitir esta mesma paz a seus semelhantes. Esta é uma característica marcante dos filhos de Deus. De outro modo, se alguém afirma que conhece a Deus e aborrece ao seu próximo, não está dizendo a verdade, como afirma o apóstolo João em sua carta (cf. 1 Jo 4.20). O desejo do coração de Deus é que a sua igreja preserve a harmonia, a comunhão e a paz, e todo aquele que conhece Jesus sabe da sua responsabilidade em zelar pela paz que excede todo o entendimento (cf. Rm 12.18).
A. A paz que excede todo o entendimento. O Senhor Jesus dispensou aos seus discípulos uma paz especial, não como a do mundo, mas sim a paz que somente Ele poderia oferecer (cf. Jo 14.27). A paz advinda da ação do Espírito Santo é aquela que produz no coração dos crentes a convicção de que o amor de Deus não os deixará solitários e a mercê dos problemas da vida. Sentir a paz de Deus é ter a segurança de que mesmo em meio ao caos, Deus não perdeu o controle das circunstâncias e no momento certo tudo estará em seu devido lugar. As preocupações com as necessidades materiais, com a prova do dia seguinte, com as tarefas diárias ou mesmo o medo e a ansiedade para resolver os problemas do amanhã não são suficientes para furtar a verdadeira paz proporcionada pelo Espírito Santo. No entanto, todas as nossas dificuldades devem ser depositadas diante de Deus, através da oração e súplica (cf. Fl 4.6,7). É fundamental que seus alunos aprendam desde cedo a lidar com as dificuldades e a confiar em Deus.
B. Uma paz que promove a pacificação. O sentimento que predomina no coração daquele que tem a paz não pode ser outro a não ser contribuir para que esta mesma paz se faça presente na vida do próximo. O apelo de Paulo aos irmãos da igreja de Filipos era para que permanecessem em paz uns com os outros (cf. Fl 4.5-9). Infelizmente, por razões que a Palavra de Deus não esclarece, havia certa contenda entre as irmãs Evódia e Síntique, mulheres que trabalharam intensamente com Paulo na pregação do evangelho, e com Clemente, e com outros colaboradores, mas que por um momento, não estavam sentindo o mesmo sentimento em Cristo (vv. 4,5). Este é um exemplo claro na Palavra de Deus de que a discórdia era um problema presente até mesmo na igreja do primeiro século. O apóstolo Paulo, no entanto, admoesta que este problema seja superado pela graça de Deus. Da mesma maneira, seus alunos devem ser estimulados a seguirem a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (cf. Hb 12.14). Ser um pacificador, mais do que uma compreensão do ensinamento bíblico, é um dever de todo cristão. É fundamental que seus alunos entendam que é responsabilidade dos discípulos de Cristo promover a paz em qualquer situação, seja em casa, na igreja, na escola ou entre os amigos da vizinhança.
A lição de hoje é uma oportunidade de ensinar seus alunos a serem pacificadores. Sendo assim, prepare diversos pássaros em formato de origami e distribua aos seus alunos. Eles poderão decorar os pássaros com canetinha, lápis de cor, e outros materiais. Peça para escreverem no pássaro o versículo: “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos” (Mt 5.9). Ao final, diga que eles deverão entregar o pássaro para um amigo ou vizinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário