segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Lição 10 - 4º Trimestre 2018 - Felizes os que São Perseguidos - Juniores.

Lição 10 - Felizes os que são Perseguidos 

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Lucas 6.22,23; Atos 12.1-19.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre a alegria experimentada por aqueles que enfrentam perseguições por conta do amor a Jesus Cristo. Pode até parecer contraditório alguém afirmar que sente alegria pelo fato de ser perseguido ou afligido em função da sua fé. Entretanto, Jesus Cristo garantiu aos seus discípulos que a perseguição era motivo de alegria pelo fato de ser uma confirmação de que estavam agradando a Deus ao cumprirem a missão de pregar o evangelho não importasse as circunstâncias (Jo 15.18-21). O fato de a Palavra de Deus ser disseminada apesar das perseguições, de certa forma, renovava o ânimo dos irmãos que estavam desanimados e os fortalecia para perseverarem na execução do trabalho (cf. Fp 1.12-14). Infelizmente, há muitas pessoas que não conhecem o Deus que de uma forma tão maravilhosa expressou o seu amor pela humanidade enviando o seu Filho Unigênito para morrer na cruz e, por isso, perseguem aqueles que receberam a incumbência de semear as boas novas da salvação. A lição de hoje é importante para que seus alunos aprendam a lidar com as dificuldades que todo cristão verdadeiro enfrenta por conta de sua fé em Jesus Cristo.
A. Perseguidos, mas não desanimados. A palavra de hoje é uma explicação para que seus alunos compreendam que todo aquele que se dispõe em pregar e viver o evangelho enfrentará perseguições. As perseguições podem surgir de várias formas, seja direta ou indiretamente, provocando o sofrimento por meio de prisões e agressões como ocorrem em vários países onde não há liberdade religiosa. De outro modo, a perseguição pode acontecer de forma intelectual ou psicológica, a partir da descrença e desvalorização dos preceitos da Palavra de Deus em vários espaços da sociedade, ou mesmo através do “bullying”, como ocorre nas escolas. Este último é mais predominante entre os alunos da faixa etária que você, caro professor, leciona. Mas a Palavra de Deus trata quanto a estas questões, pois o mesmo Senhor nos admoestou que devemos nos alegrar todas as vezes que nos deparamos com estas situações, pois será grande a nossa recompensa nos céus (cf. Mt 5.10-12).
B. Há muitos que não conhecem a verdade. É importante que seus alunos compreendam que as perseguições ou a rejeição ao evangelho ocorre porque há muitos lares que não conhecem a Palavra de Deus e, por esse motivo, muitas crianças não são ensinadas a amar e respeitar o próximo. Outros, sequer, falam sobre religião ou mesmo ensinam seus filhos a rejeitar os ensinamentos da religião protestante. São filhos que crescem aprendendo a intolerância e o desrespeito aos que apresentam pensamento diferente. Por esse motivo, é fundamental que você, caro professor, ensine os seus alunos a fazerem a diferença, a amarem e perdoarem aqueles que os perseguem de modo que não alimentem qualquer manifestação de ódio. Evidentemente que não se trata de uma tarefa fácil, até porque estamos falando de crianças que não têm a compreensão exata dos limites e da disciplina. Mas a Palavra de Deus ressalta que a mensagem do Senhor não volta vazia. Por isso, as crianças devem ser ensinadas no caminho correto e até quando envelhecerem não se desviarão dele (cf. Pv 22.6).
Para reforçar o ensinamento desta aula, sugerimos a seguinte atividade: leve para a sala de aula, fotos de pessoas de várias religiões e mostre os livros que estas religiões observam como referência. Você pode colar as fotos no quadro ou então preparar um cartaz com as fotos e um pequeno texto que resuma de que religião se trata. Ao final, ore juntamente com seus alunos e peça para Deus alcançar as pessoas que ainda não aceitaram o Senhor Jesus como seu único e exclusivo Salvador. Mostre para as crianças que devemos respeitar as pessoas que professam outras religiões e amá-las de modo que elas sejam cativadas pela graça de Deus a estarem conosco na igreja.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário