segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Lição 10 - 4º Trimestre 2018 - Um Menino Herói - Primários.

Lição 10 - Um Menino Herói

4º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno entenda que um herói não é egoísta, mas compartilha o que tem com o próximo e assim é muito abençoado.
Ponto central: Quando abençoamos, somos abençoados.
Memória em ação: “Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres” (Pv 22.9).
Querido (a) professor (a), como você já deve ter visto em sua revista, a lição de hoje tem base no texto de João 6.1-11 e é muito rica para todos nós, em especial para os pequeninos. O destaque de uma criança heroína desperta neles ainda mais identificação e, sobretudo inspiração para que eles também se comportem de maneira heroica. Afinal, como esta história deixa bem claro, não há idade para atos de bondade e heroísmo.
Com a chegada do final do ano é comum vermos mais campanhas de doação de alimentos, cestas básicas, elementos para ceia, etc. Evidentemente, essas práticas deveriam existir o ano inteiro, já que os necessitados não precisam se alimentar apenas no natal. Contudo, é senso comum que este clima de maior generosidade com o próximo seja mais visto nesta ocasião. Então que tal, aproveitar alguma campanha desse tipo para que seus alunos possam vivenciar, na prática, a lição deste domingo?!
Após a aplicação das atividades sugeridas em sua revista e a história contada, pergunte quem gostaria de fazer como este “menino herói” e compartilhar o alimento com os mais pobres?! Proponha que contem essa história e o versículo de hoje para os seus pais, responsáveis, vizinhos e quem mais desejarem e lhes peçam 1kg de alimento não perecível para doação aos mais necessitados. 
Após o momento de memorização do nosso versículo de hoje, você e sua turma podem confeccionar cartões com o texto de Provérbios 22.9 na capa e dentro as informações da campanha de arrecadações de alimentos (que você já terá escolhido previamente seja promovida pela sua igreja, algum centro de ação social, ONG, asilo, orfanato, comunidade carente, etc.).
Frise para seus primários que só deles fazerem essa solicitação de alimentos e trazerem o seu quilo para doação, eles já estão sendo heróis do Senhor Jesus para essas pessoas necessitadas. E assim eles levam não só comida, mas algo que todos necessitam ainda mais - o próprio amor de Jesus manifesto de forma prática, não só em palavras. Isto é anunciar o Evangelho, levar as Boas Novas do Reino de Deus.
Professor, não se esqueça de, previamente, alinhar esta iniciativa com o pastor e direção da Escola Dominical de sua igreja. Lembre-se de arrecadar estes alimentos na próxima aula e cultos antes do natal. Posteriormente, é muito importante mostrar fotos do momento da entrega destes mantimentos, para que as crianças possam visualizar (ainda que de maneira simbólica) os frutos de sua boa ação.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário