terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Lição 09 - 4º Trimestre 2018 - Seguindo Bons Exemplos - Pré Adolescentes. 11 e 12 anos.

Lição 9 - Seguindo Bons Exemplos 

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Êxodo 23.1,2; Filipenses 4.9.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estudarão sobre os bons exemplos, escassos nos dias atuais. Ter boas referências nas quais podemos nos espelhar é fundamental para o nosso crescimento e amadurecimento na fé. Tratando-se dos pré-adolescentes, esta é uma necessidade maior ainda. Seus alunos estão numa fase de aprendizado intenso e de muita influência. O aprendizado deles se dá muito mais por aquilo que observam do que pelo que ouvem. Muitas vezes, o estilo de se vestir, de falar ou mesmo a popularidade de alguém serve como referência para determinar o perfil de comportamento mais aceito entre os amigos. Pré-adolescentes nesta fase se preocupam exageradamente com o que pensam da sua aparência ou de seu jeito de ser. Por esse motivo é tão comum ver seus alunos imitando o estilo dos personagens que são apresentados na televisão ou mesmo na internet. Entretanto, a Palavra de Deus também nos mostra qual o estilo de vida ideal que deve ser imitado: Jesus Cristo é o nosso maior exemplo (1 Co 11.1; 1 Jo 2.6). Embora pareça difícil para os seus alunos rejeitar os maus exemplos encontrados na sociedade, é preciso despertá-los para a verdade de que o sistema mundano está submetido ao Maligno. Sendo assim, nosso maior exemplo de conduta é o próprio Senhor Jesus Cristo. É importante que seus alunos saibam que o nosso Senhor também passou por esta fase. Ele também compartilhou das experiências normais da pré-adolescência, mas não pecou em momento algum. Mostre aos seus alunos a importância de termos bons exemplos a seguir nesta etapa da vida.
1. A necessidade de boas referências. Ter bons exemplos pelos quais podemos aprender coisas boas e que edificam é fundamental para o amadurecimento na fé. Seus alunos estão aprendendo a tomar decisões, fazer escolhas, assumir tarefas em casa e na escola. Nesta fase, é preciso muito aconselhamento, diálogo, orientação, e espaço para sanar as dúvidas sobre todo e qualquer assunto. Para tanto, seus alunos precisam de um mentor, ou seja, alguém capacitado para instruir, ensinar, exemplificar e até mesmo inspirá-los a boas ações. Alguém que esteja disposto a ouvi-los nos momentos mais difíceis da caminhada. Muitas vezes, são os pais que assumem esta responsabilidade e orientam seus filhos no bom caminho. No entanto, há muitos alunos que não têm mais seus pais por perto ou simplesmente não foram criados por eles. Neste caso, o seu papel é muito importante, caro professor, pois será em você que seus alunos vão se inspirar para tomar as maiores decisões da vida. Eles contarão com o seu exemplo, com a sua capacidade de compreendê-los, com a sua maneira de falar e de aceitá-los do jeito que são.
2. Jesus Cristo: nosso maior exemplo. Seus alunos, diariamente, são bombardeados com várias informações que não compactuam com as verdades da Palavra de Deus. De forma inconsciente, o comportamento, a maneira de falar e a forma de pensar de seus alunos passam a ser influenciados por esses modelos que são observados na sociedade. A sua missão, caro professor, é oferecer aos seus alunos outra opção para que possam observar e ter como referência para crescerem e se tornarem pessoas justas. O maior exemplo a ser seguido é o de nosso Senhor de Jesus Cristo. Ele é o modelo que devemos imitar se quisermos crescer na presença de Deus e fazer a diferença em meio a uma sociedade corrompida pelo pecado (cf. Jo 17.20,21). O Mestre mostrou o seu exemplo não apenas baseado nos ensinamentos que deixou aos seus discípulos, mas também através do seu caráter. As atitudes, as ações e a forma como lidava com os pecadores confirmava que os seus ensinamentos não eram vazios, mas ensinados com coerência (cf. Mt 7.29). O Senhor praticava o que ensinava e esse deve ser o seu maior desafio como professor da Escola Dominical. Não apenas ensinar seus alunos as verdades do evangelho, mas também praticá-las de tal modo que seus alunos ficarão inspirados e motivados a praticar o evangelho.
Considere as observações apontadas neste artigo e converse com seus alunos a respeito de pessoas que eles veem na mídia e que servem como referência para uma conduta justa. Se preferir, você pode levar figuras de pessoas aclamadas pela sociedade como grandes exemplos para os dias atuais. Ao final, ainda que seus alunos possam observar coisas boas nos personagens apresentados, explique que o maior exemplo de caráter e bondade só pode ser observado em nosso Senhor Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário