segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Lição 10 - 4º Trimestre 2018 - A Mentira Aprisiona a Alma - Juvenis.

Lição 10 - A Mentira Aprisiona a Alma

4º Trimestre de 2018
A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma (Pv 18.7).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A MENTIRA APRISIONA
2. DEUS CONDENA A MENTIRA
3. A VERDADE NOS LIBERTA
OBJETIVOS
Explicar que a mentira entrou no mundo através do Diabo.
Destacar que uma mentira nos aprisiona porque uma mentira nos leva a outras.
Mostrar que a verdade liberta.
    Querido (a) professor (a), tipicamente este mês de dezembro é marcado por muitas confraternizações e reflexões. É um marco no calendário ocidental encerrando um ciclo para começar um novo, o que inevitavelmente nos leva a avaliar o que passou, nossos erros e acertos, a fim de nos estruturarmos e planejarmos metas para o ano que está por vir. Sem pressão, de forma honesta e também generosa, avalie seu desempenho no ministério. O que foi bom este ano que merece ter continuidade no seguinte? E o que precisa ser mudado ou melhorado?
       Evidentemente, esta é uma reflexão que cabe para todas as áreas de nossas vidas.  E é muito benéfica quando realizada com equilíbrio – nem se cobrando ou criticando demais, nem tampouco sendo omisso ou acomodado quanto a questões que necessitam de maior empenho de nossa parte. Por isso, sugerimos que você estenda esse exercício à sua classe.
       Proponha aos seus alunos que escrevam, para si mesmos, elogios quanto ao seu próprio desempenho este ano, assim como pontos onde precisam melhorar. Peça que tragam na próxima aula, garantindo que apenas será compartilhado, o que eles mesmos desejarem e se assim desejarem. Mas frise que o compartilhamento dos pontos fortes e até mesmo dos fracos de um deles, pode ajudar e inspirar muito aos outros colegas. E este é um dos principais objetivos desta troca. Não criticar, julgar ou competir uns com ou outros, ao contrário, compreender que ninguém é melhor do que ninguém, por mais que sejam diferentes todos temos qualidades e defeitos e podemos nos ajudar para crescermos juntos! 
      A proposta desta atividade é um link perfeito para o tema da lição desta aula. Pois se dispor a enxergar e admitir verdades para si mesmo é libertador, mesmo quando esta verdade nos parecer difícil ou desagradável. É o ponto de partida para todo progresso.  E nesta lição vamos falar justamente sobre os prejuízos de mentir, tanto para si como para os outros, bem como sobre o poder libertador e construtivo da verdade.
      Seria muito interessante se você puder compartilhar com a classe uma situação pessoal em que uma mentira te gerou grandes problemas. Pode ser algo mais leve ou até engraçado, quanto mentir sobre o peso, idade, nota numa prova, a aparência de alguém que te pediu opinião, etc. Ou mesmo algo mais sério ou profundo, quanto mentir para si mesmo acerca de um defeito, ou negar que precisava de ajuda sobre determinado assunto quando precisava, etc. Que o Espírito Santo te direcione na sua escolha, pois como já dito aqui, essa troca de testemunho sincera ajuda e inspira muitos para que sejam capazes de fazer o mesmo e assim vencer falhas, erros ou consequências destes.
     Esta iniciativa da sua parte pode lembrar e provocar o desejo de seus juvenis de fazerem o mesmo acerca de situações semelhantes que eles vivenciaram. Isto enriqueceria ainda mais nossa aula, pois ilustraria com exemplos legítimos o que estamos ensinando. Portanto, deixe-os bem à vontade para, somente os que desejarem, também compartilharem. Que esta seja mais uma aula de muita troca, aprendizado e crescimento para você e toda sua classe.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário