sábado, 15 de dezembro de 2018

Lição 11 - 4º Trimestre 2018 - Felizes os Que São Firmes em Servir - Juniores.

Lição 11 - Felizes os que são firmes em servir 

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: 1 Coríntios 3.1-9; 15.58.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que o serviço cristão faz parte da missão outorgada pelo nosso Senhor Jesus Cristo à sua igreja (cf. Mt 28.19,20). Deus nos convida a servi-lo firmemente em sua obra, dedicando nossas vidas para que outros possam encontrar a salvação e a edificação espiritual na Palavra de Deus. Entretanto, muitas vezes, somos desafiados a enfrentar problemas que nos entristecem e enfraquecem a nossa fé. São situações que influenciam o nosso ânimo, de modo que, se não estivermos preparados para esses momentos, pensamos até mesmo em desistir da obra para a qual fomos chamados. Mas Deus tem uma palavra de encorajamento para cada um de nós. O apóstolo Paulo ressalta a importância de permanecermos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o nosso trabalho não tem sido em vão no Senhor (cf. 1 Co 15.58).  Neste caso, é preciso buscar o fortalecimento da fé em Cristo. Você, caro professor, deve cuidar da sua vida espiritual e da sua mente, pois ensinar seus alunos consome muita energia e, portanto, deve reservar momentos de oração e descanso para que o seu trabalho mantenha o nível de qualidade esperado. Seus alunos precisam da sua contribuição para que possam crescer espiritualmente e frutificar na obra de Deus. 
A. Circunstâncias que desafiam a nossa fé. Seus alunos estão numa fase de aprendizado e descobertas. O ensino da Palavra de Deus nesta etapa é fundamental para que aprendam as bases do evangelho que norteiam a fé genuína em Cristo a fim de que cresçam com a confiança no verdadeiro Deus (2 Pe 3.18). Muitos jovens e adultos que, nos dias atuais, são obreiros, pastores e professores da Escola Dominical, já passaram pela classe dos juniores. A formação da fé nesta etapa que seus alunos estão vivendo é essencial para que não percam o ânimo diante dos problemas e adversidades. Para tanto, é preciso que aprendam a se preparar para os momentos difíceis. Não é pelo fato de serem crianças que elas não enfrentarão perseguições na escola, dificuldades no lar por conta da separação dos pais ou dificuldades financeiras, etc. Por esse motivo, professor, o seu papel é ensinar seus alunos a exercitarem a fé e mostrá-los que, mesmo fazendo a obra de Deus, encontraremos dificuldades e não podemos desanimar nem deixar de cumprir o nosso compromisso com o serviço cristão (2 Tm 2.3-5).
B. A importância do preparo espiritual para o serviço. Na obra de Deus, muitas vezes, nos preocupamos tanto no fazer do serviço cristão que desprezamos a importância do cuidado próprio. Vale ressaltar que o nosso propósito na obra de Deus é alcançar as pessoas porque já fomos alcançados pela graça de Deus. Sendo assim, o serviço cristão não pode perder a sua objetividade. Caro professor, Deus espera que você o sirva com dedicação, mas Ele também se preocupa com você e sabe o quanto você precisa de cuidados. Portanto, não deixe de se cuidar, pois as preocupações com as atividades da igreja não são mais importantes do que o cuidado com as pessoas, e isso inclui você. Esse cuidado com si próprio faz parte da recomendação de Paulo ao jovem pastor Timóteo: “Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam” (1 Tm 4.16). Devemos estar preparados para o serviço na obra de Deus e esta lição deve ser ensinada aos seus alunos. Mostre que este preparo se dá por meio da oração, do jejum e do conhecimento das Escrituras Sagradas. Reforce aos seus alunos a importância de reservarem um momento do dia para dedicarem-se à vida espiritual.
Com base nestas informações você pode combinar com seus alunos uma atividade em que eles tenham que ajudar uns aos outros. Por exemplo, prepare várias peças de um quebra-cabeça com as imagens dos visuais (no final da aula). Utilize papel cartão ou cartolina para montar as peças. Cole os visuais na cartolina antes de recortar no formato das peças. Divida a classe em dois grupos e delimite um tempo para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Certamente, precisarão da ajuda uns dos outros para cumprirem a tarefa. Ao final, mostre que o serviço cristão envolve justamente a prática do servir ao próximo e da harmonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário