terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Lição 09 - 4º Trimestre 2018 - Ouça seus Pais - Juvenis. 15 a 17 anos.

Lição 9 - Ouça seus Pais

4º Trimestre de 2018
"Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (Pv 23.22).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. UM TEXTO PARA HOJE
2. A PROMESSA DO MANDAMENTO
3. A ALEGRIA DOS PAIS
OBJETIVOS
Explicar os textos de Provérbios 6.20-24 e 23.22-26.
Apontar a promessa do mandamento de honrar pai e mãe.
Expor como se dá a alegria dos pais em relação aos filhos.
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula vamos abordar um assunto pouco popular entre os jovens, porém, de importância tamanha, que está entre o Decálogo e reforçado também no Novo Testamento: honrar pai e mãe.
Contudo, me antecipo a frisar algo muito sério, que dificilmente é considerado e mencionado - “honrar” nem sempre significa obedecer cegamente. Lembremos que nem todos os pais possuem valores e sabedoria do Alto. Para explicar o porquê deste grifo, com apenas um, dentre tantos exemplos que caberiam ser citados, certa vez, em meu ministério uma jovem que sofria abuso sexual de seu próprio pai (desde a sua infância) veio me procurar porque não sabia o que podia fazer para não consentir com tal atrocidade “paterna”. 
A realidade cruel, meus irmãos, é que infelizmente, por medo, “respeito”, imposição religiosa, etc. muitas crianças e jovens viram reféns de pais cruéis, desequilibrados e doentios. E isto, também dentro da igreja; como Jesus nos disse o joio só será separado do trigo no final (Mt 13.24-30). Portanto, ao dar aula na Escola Dominical precisamos ter sempre em mente que em uma turma existem múltiplas realidades e nós como educadores e ministros do Senhor não podemos ser negligentes ou indiferentes a nenhuma delas.
Por essas e outras, professor (a), assim como sempre pontuamos aqui, esteja muito atento (a) à reação de seus alunos frente aos temas propostos, ouça com sensibilidade e empatia suas opiniões e compartilhamentos em geral. Muitos juvenis precisam desesperadamente de ajuda e não sabem como ou a quem podem pedir. Sua percepção e disponibilidade podem fazer toda diferença na vida de um deles.
[...] O quinto mandamento era originalmente uma ponte entre as obrigações do israelita com Deus e as do israelita com seu próximo, e liga os quatro primeiros mandamentos aos cinco seguintes. Oito dos dez mandamentos do Decálogo são proibições e dois são positivos, o quarto e o quinto. Temos aqui o segundo mandamento apresentado em fórmula positiva.
1. Os pais biológicos. O propósito divino aqui é a sustentabilidade da estrutura familiar e a santificação da ordem social. Os pais são representantes de Deus na família; honrá-los e temê-los significa fazer o mesmo em relação a Deus. São eles que geram os filhos e são responsáveis pelo bem-estar deles, pelo seu sustento, alimentação, vestes, saúde e educação. Não existe na vida alguém mais importante para o filho do que o pai e a mãe, pois eles são seus heróis. Esse relacionamento é semelhante ao de Javé com o seu povo Israel (Dt 1.31; Ml 1.6).
2. Os pais espirituais. A expressão “o teu pai e a tua mãe” se aplica também aos pais espirituais, que devem ser honrados e respeitados pelos filhos na fé. Isso é visto na lei (2Rs 2.12; 13.14) e na graça (1Tm 1.2; 2Tm 1.2; 2.1; Tt 1.4). A figura do governante também se assemelha à dos pais; veja como Débora se considera mãe de Israel (Jz 5.7). Assim, o mandamento abrange as autoridades espirituais e civis, que devemos respeitar.
3. Os pais intelectuais. O respeito e a honra se devem também a quem se destaca pelo conhecimento em qualquer área. Isso é visto no Faraó que constituiu José como primeiro ministro do Egito (Gn 45.8). Isso deve servir como exemplo nas igrejas atuais. Muitos cristãos hoje precisam aprender a lição desse Faraó. Em qualquer lugar em que chegarmos, iremos sempre encontrar alguém melhor do que nós em alguma área, e devemos ter humildade suficiente para reconhecer essa autoridade.
II. OBEDIÊNCIA
1. O verbo honrar. Honrar pai e mãe é mandamento divino, e não sugestão humana (Êx 20.12; Dt 5.16; Mt 15.4). O verbo honrar, kaved, é um imperativo intensivo hebraico, do qual vem o substantivo kavod, “honra, glória”. A raiz desse verbo aparece em todas as línguas semíticas, com exceção do aramaico, e o significado é de “ser pesado”, sentido figurado, cuja ideia é de ser importante (Nm 22.15). É usado no Antigo Testamento com vários significados. Um deles diz respeito ao temor, ao reconhecimento, responsabilidade e autoridade; em nosso contexto, refere-se a alguém merecedor de respeito, atenção e obediência (Lv 19.3). (SOARES, Esequias. Lições Bíblicas CPAD, Adultos, 1º Trimestre de 2015. Trecho da Lição 7 “Honrarás Pai e Mãe”)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário