Lição 7 - A história de uma ovelha perdida
4º Trimestre de 2020
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus é o Bom Pastor que resgata a pessoa que está perdida.
Ponto Central: Deus resgata a ovelha que está perdida.
Memória em ação: “- Eu sou o Bom Pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10.11)
Querida professora,
A paz do Senhor Jesus!
Nesta semana a aula da escola dominical será sobre a Parábola da ovelha perdida. A fim de lhe auxiliar, selecionamos uma reflexão prática sobre o tema. Através dela você irá aprofundar sua compreensão sobre esta linda história! Vejamos:
"Então Jesus contou esta parábola : — Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.” — Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender." Lucas 15:3-7 NTLH
"O porquê da parábola:
A parábola foi escrita para indicar a forma amorosa com que Deus cuida dos seus filhos indefesos. Jesus também queria que seus ouvintes reconhecessem que o seu amor pelos homens era incondicional. A figura do homem ocupado, que deixou as noventa e nove para ir em busca de uma, mostra o grande valor que uma alma tem para Deus.
Princípio moral: O amor é o mais nobre sentimento, pois consiste, em sua essência, em querer o bem do outro. O verdadeiro amor sabe compreender as fraquezas, sem justificá-las; sabe valorizar as qualidades, sem lisonjeá-las; ele se manifesta, não apenas por palavras de carinho, mas por gestos e obras. Todos os problemas sociais seriam fáceis de resolver, se os homens realmente se amassem como irmãos que de fato são. O amor constrói, enquanto o ódio só sabe destruir. É no amor que se edifica a Igreja de Deus. A tarefa mais urgente da igreja é dar amor, combatendo todas as formas de egoísmo e individualismo.
Princípio espiritual: Deus não quer que pereça nenhum dos seus filhos. O resgate da ovelha foi um trampolim para apresentar o real amor de Deus e também para o ferido entender que é muito amado pelo seu dono - o pastor."
Fonte: COSTA, Débora Ferreira da. Dinâmicas criativas para o ensino bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 165.
Nenhum comentário:
Postar um comentário