quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lição 08 - 4º Trimestre 2020 - O Derramamento do Espírito Santo - Juvenis.

 

Lição 8 - O Derramamento do Espírito Santo 

4º Trimestre de 2020

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A GRANDEZA DA PROMESSA PENTECOSTAL NO ANTIGO TESTAMENTO
2. A UNIVERSALIDADE DA PROMESSA PENTECOSTAL EM O NOVO TESTAMENTO
3. UMA PROMESSA PARA HOJE

OBJETIVOS
Mostrar a grandeza da promessa Pentecostal;
Reconhecer a universalidade da promessa Pentecostal;
Defender a atualidade da promessa Pentecostal.

Querido (a) professor (a), é muito importante que seus alunos não apenas conheçam a promessa de derramamento de poder do Espírito Santo (At 1.8), como saibam também que esta é para os dias de hoje, para cada um deles, assim como para todos que professarem sua fé em Cristo como único Senhor e Salvador. 

Esta próxima aula visa esclarecer e enfatizar exatamente esta doutrina, tão crucial, sobretudo em nossos dias. 

A invasão de um racionalismo cristão no seio da igreja moderna tem engessado a manifestação dos dons espirituais. Muitos pentecostais estão tomando o mesmo caminho de nossos opositores, por abandono das origens pentecostais da igreja e por comodismo bíblico. Nunca os dons espirituais fizeram-se tão necessários quanto hoje.

Num século de enganos e falsificações espirituais, os dons do Espírito não podem ser relegados ao passado, porque esses dons ajudam-nos a diferenciar a verdade da mentira, o falso do verdadeiro.

Na Igreja Primitiva, havia reverencia e temor e, por isso, os dons eram abundantes (At 2.43). Hoje, a irreverência, a incredulidade acerca dos dons, a falta de oração e da leitura da Palavra de Deus são impedimentos das legítimas manifestações espirituais e, pior ainda, deturpam e geram confusão e desordem no seio da igreja (1 Co 14).

No texto de 1 Coríntios 12.31, o apóstolo Paulo declara que a obtenção dos dons requer do crente a necessidade da busca, da procura. Por isso, ele usa o verbo “procurar” no imperativo, quando diz: “procurai com zelo os melhores dons”. Esse imperativo não se restringe àquela geração, mas tem o sentido de continuar a procurar até obter. Por isso, os dons espirituais são importantes e necessários nos dias presentes. Quando o apóstolo estimula a busca “dos melhores dons”, ele o faz pensando naqueles dons que mais contribuem para a edificação da Igreja. Essa busca pessoal pelos melhores dons depende, sem dúvida, do conhecimento prévio do Espírito Santo acerca de quem o busca, se está apto ou não a exercitá-lo na vida da Igreja. (CABRAL, Elienai. Movimento Pentecostal. As doutrinas da nossa fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.43)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário