quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lição 08 - 4º Trimestre 2020 - Gideão, um Servo Valoroso - Juniores.

 

Lição 8 - Gideão, um Servo Valoroso 

4º Trimestre de 2020

Texto bíblico: Juízes 6.11-16; 7.7, 16-22.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos conhecerão algumas características importantes observadas em uma pessoa que serve a Deus com sinceridade. A história de hoje apresenta a vida de Gideão, um servo valoroso, que recebeu de Deus uma importante missão em circunstâncias muito difíceis. Mas algumas características encontradas em Gideão foram fundamentais para que ele obtivesse vitória sobre os seus inimigos. Dentre todas as qualidades a que mais se destaca neste servo de Deus é a confiança. Gideão aprendeu a depender do Senhor quando tinha todos os motivos para desanimar e desistir. Mesmo com uma quantidade de soldados bem aquém do necessário, este servo de Deus pode aprender que do Senhor é a guerra e somente Ele é quem concede a vitória ao seu povo (cf. 1 Sm 17.47).

Um aspecto fundamental que justifica o fato de Gideão ter superado as expectativas e confiado em Deus foi o revestimento de poder. O verso 34 descreve que o “Espírito do Senhor revestiu a Gideão” de modo que, ao tocar a trombeta, as tribos de Israel se ajuntaram a ele. Isso prova que as batalhas que os servos de Deus enfrentam só podem ser vencidas com o revestimento do Espírito. Contextualizando esta palavra, em o Novo Testamento, Jesus afirmou aos seus discípulos enquanto estava com eles que não muito depois daqueles dias, eles seriam revestidos de poder do Alto, a fim de que estivessem capacitados para executar a missão de anunciar o evangelho em vários lugares (cf. At 1.8; 2.1-4).

O exemplo de Gideão ensina que para executar o serviço da obra de Deus com sucesso é preciso estar “revestido de poder”. O serviço na igreja promove a salvação de pessoas para uma vida eterna, algo muito precioso que não pode ser conduzido de qualquer maneira. Os crentes devem atentar a este fato e considerar que as aflições e conflitos terrenos não podem assumir o primeiro lugar na dinâmica da vida de quem serve a Deus. Mais um motivo pelo qual é necessário estar cheio do Espírito Santo. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1626) discorre sobre estar “cheio do Espírito”:

Recebereis a virtude. O termo original para ‘virtude’ é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto Cristo ordenou. Sua finalidade é que Cristo seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de Deus (cf. Mt 28.18-20; Lc 24.49; Jo 5.23; 15.26,27).

(1) ‘Poder’ (gr. dunamis) significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o poder divino em operação, em ação. O batismo no Espírito Santo trará o poder pessoal do Espírito Santo à vida do crente.

(2) Note que neste versículo Lucas não relaciona o batismo no Espírito Santo com a salvação e regeneração da pessoa, mas com o poder celestial no interior do crente para este testemunhar com grande eficácia.

(3) A obra principal do Espírito Santo no testemunho e na proclamação do evangelho diz respeito à obra salvífica de Cristo, à ressurreição e à promessa do batismo no Espírito (cf. 2.14-42). O destaque para o revestimento de poder em Atos 2, assim como na ocasião de Gideão, revela a necessidade de realização da obra de Deus sob a ação e supervisão do Espírito Santo. O desdobramento vitorioso de Gideão naquele contexto só foi possível por que ele foi um servo obediente à direção do Senhor e seguiu à risca a estratégia divina. Não é diferente para a igreja dos dias atuais, pois o mesmo Espírito opera entre os crentes, direcionando, revelando e mostrando a estratégia correta para alcançar a vitória sobre os ataques do inimigo (cf. Ef 6.10-18; 2 Co 2.10,11).

Aproveite e faça a seguinte dinâmica com seus alunos: leve para a sala de aula uma jarra cheia de água, um copo transparente, uma bacia e um pouco de terra. Coloque sobre uma mesa ou banco onde todos possam visualizar. Em seguida, coloque o copo dentro da bacia, encha com água até a metade e insira a terra. Naturalmente, a água ficará suja. Depois complete a água no copo até transbordar e permaneça enchendo até acabar a água da jarra. Os alunos perceberão que à medida que o copo transborda a água nele contida fica mais limpa até que chegará um momento em que a água ficará completamente limpa. Da mesma maneira é a ação do Espírito Santo na vida do crente, quanto mais cheio do Espírito, mais limpo ele fica e capacitado para anunciar o evangelho a toda criatura.

Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário