Lição 1- Música! Que som é esse?
“Cantai ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto” (Sl 98.5).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE É MÚSICA?
2. A MÚSICA É UM DOM DE DEUS
3. A MÚSICA É UMA FORMA DE EXPRESSÃO
4. MÚSICA TAMBÉM É UM NEGÓCIO
1. O QUE É MÚSICA?
2. A MÚSICA É UM DOM DE DEUS
3. A MÚSICA É UMA FORMA DE EXPRESSÃO
4. MÚSICA TAMBÉM É UM NEGÓCIO
OBJETIVOS
Expor as origens, divina e humana, da música;
Mostrar a música como forma de comunicação humana;
Denotar o caráter comercial da música moderna.
Expor as origens, divina e humana, da música;
Mostrar a música como forma de comunicação humana;
Denotar o caráter comercial da música moderna.
Querido (a) professor (a), como está sendo a sua primeira semana do ano?! Para a maioria bastante corrida, não é mesmo?! Se este também for o seu caso, esforce-se para dar uma pausa em toda agitação e refletir sobre suas conquistas, desafios e até percalços no ano que passou; agradecer e é claro consagrar ao Senhor os dias que virão.
Há quem goste de nesta época do ano escrever suas metas, alguns acham mais prático rever e elaborar planos de ação para alcançar as que não foram concretizadas, já outros têm por hábito fazer uma lista de pedidos de oração. Independente de qual seja sua preferência, meditar e agradecer sempre traz forças para melhor vivenciar as próximas etapas, quer as planejadas ou as inesperadas. Trazer à memória todos os momentos que o Senhor nos fortaleceu, abençoou, consolou, capacitou ou mesmo só esteve conosco em silêncio traz a confiança e ânimo para seguirmos adiante, certos de que haja o que houver esse mesmo Deus fiel continuará ao nosso lado e não há presente mais precioso do que a presença dEle.
Nesta primeira aula de 2019 vamos iniciar um tema interessante atemporalmente, em especial para os jovens. Se você é professor há muitos anos, talvez possa lhe soar um pouco repetitivo falar sobre música, louvor e adoração novamente, contudo, é importante lembrarmos três fatores cruciais para o ministério de mestre na Escola Dominical.
O primeiro, e válido para todos os cristãos, é que a Palavra de Deus é viva, eficaz e uma fonte inesgotável de sabedoria, instrução e crescimento (Cf. Hb 4.12). Ela se renova, trazendo a cada leitura de um mesmo trecho sagrado uma perspectiva, entendimento, orientação, ou seja, “um alimento” diferente para sua alma.
Em segundo lugar, um dos principais métodos comprovadamente eficazes para o aprendizado é a repetição. Ao longo da história, inúmeros filósofos, neurocientistas, professores, pedagogos e outros especialistas vêm frisando a importância, cada qual na sua área, da repetição no ensino-aprendizagem. Tanto para absorver conceitos, quanto para um aperfeiçoamento de prática, a repetição é necessária.
Em terceiro lugar, e o que sempre explicamos, enquanto editora de materiais didáticos para a Escola Bíblica Dominical, um currículo é elaborado ciclicamente, isto é, com temas que retornam periodicamente, justamente para contemplar também os novos alunos – quer sejam estes vindos de fora da igreja, de outras denominações ou mesmo de classes das faixas etárias inferiores. Isto significa que, para nós professores, as lições podem estar se repetindo em sala de aula, porém, é novidade para muitos da turma que compõe sua classe de alunos hoje.
Esperamos que o Senhor renove a alegria do seu chamado em seu coração, a fim de que as próximas aulas sejam ministradas aos seus juvenis com toda a riqueza de sua experiência, mas também com a mesma empolgação e pureza de como quando você estudou estes versículos pela primeira vez.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário