terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Lição 01 - 1º Trimestre 2019 - O Deus Criador - Juniores.

Lição 1 - O Deus Criador

1º Trimestre de 2019
Texto Bíblico: Gênesis 1—2.
Prezado professor,
Estamos iniciando o primeiro trimestre da Revista Juniores do Currículo de Escola Dominical CPAD. É um novo momento, e como todo início você deve estar preparado para ministrar lições que terão um efeito terminante no desenvolvimento espiritual de seus alunos. Verifique a lista de materiais que você vai utilizar ao longo de suas aulas e deixe organizado num espaço reservado para a Escola Dominical.
Antes de iniciarmos com o conteúdo de apoio para a lição desta semana, torna-se necessário esclarecer alguns pontos importantes a respeito do Currículo de Escola Dominical:
1. O currículo está dividido em três segmentos: infantojuvenil (berçário a juvenis), jovens e adultos. A primeira parte do currículo é desenvolvida em dois ciclos fechados com duração de dois anos, com exceção da faixa etária de juvenis que são três anos.
2. Após a conclusão dessas etapas o aluno é transferido para a classe seguinte. Mas o currículo recomeça o seu ciclo para os novos alunos que devem também receber o conteúdo proposto de acordo com a sua faixa etária e necessidades específicas.
3. Para que o aluno cumpra o currículo de maneira eficaz é importante que a transferência de classe só ocorra a partir do momento em que aluno atingir a idade necessária para aprender o conteúdo.
Após o devido esclarecimento no tocante ao currículo, sugerimos que você tenha em mãos os materiais de apoio necessários para a elaboração da sua aula. A lição de hoje nos fala a respeito do “Deus Criador”. O Senhor é o Criador de todas as coisas, Ele se revela em toda a sua criação.
A. Deus existe antes de todas as coisas. Nesta primeira lição os seus alunos terão a oportunidade de conhecer maios sobre o Criador. E logo de início é fundamental que saibam que o Senhor existe antes de todas as coisas. Tudo o que existe e o que foi criado são obras das mãos de Deus. Ele é infinito, eterno, autoexistente e todas as coisas só existem porque esta é a sua vontade soberana. O universo e toda a criação subsistem e são sustentados pelas mãos de Deus (cf. Is 42.5). E como Criador de todas as coisas o Senhor também assume a responsabilidade direta com a obra de suas mãos. O ser humano é a maior obra criada por Deus e, por esse motivo, tem maior relevância. Neste caso, é importante que seus alunos saibam que estão sendo cuidados pela poderosa mão de Deus e podem confiar nEle (cf. Sl 139.14; Cl 1.16).
B. Deus criou a humanidade e deseja se relacionar com ela. Deus é um ser pessoal, isto é, Ele é uma pessoa. Ele criou o ser humano à sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Éden. Infelizmente, o ser humano pecou contra o Criador e perdeu o direito à comunhão plena com Ele (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9). Mas Deus não desistiu de resgatar a sua criação e de trazê-la de volta à mesma comunhão que havia no Éden. Por causa disso, o Criador enviou o seu Filho Unigênito a este mundo e o entregou para ser morto e pendurado na cruz do Calvário. O sacrifício de Jesus Cristo foi o preço do resgate que Deus teve de pagar para cumprir sua própria justiça sobre o pecado, pois não poderia voltar-se contra a sua própria palavra (cf. Cl 2.13,14). Ele é santo e decidiu cumprir a sua justiça, mas não nos imputou a culpa dos pecados. Antes, por amor de nós, depositou-a sobre os ombros de seu Filho Amado Jesus que não tinha pecado. O Cordeiro de Deus que não tinha pecado veio a este mundo e obedeceu a vontade do Pai. Desde então, podemos ser reconciliados com Deus à medida que cremos no sacrifício de Jesus e depositamos nEle a fé que nos leva à salvação (1 Jo 1.8—2.2).
Por esse motivo é de suma importância que você, professor, saiba como ensinar a verdade bíblica aos seus alunos, mostrando não apenas de forma teórica, mas ensinando como alguém deve crer e praticar aquilo que ensina. Seus alunos vão perceber, mediante o seu testemunho, se o conteúdo que você está ensinando, de fato, é o que você acredita ou apenas uma forma de pensar como tantas outras. Mostre à sua classe através do seu testemunho quem é o verdadeiro Deus, Criador dos céus, da terra e de todos os que nela habitam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário