Lição 13 - Servimos a um Deus de Amor
4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Filipenses 2.1-8; 1 João 4.7-21.
Prezado(a) professor(a),
Chegamos ao final de mais um trimestre e também de mais um ano de ensino da Palavra de Deus aos juniores. No final desta etapa, muitos alunos da sua classe serão transferidos para a classe dos Pré-adolescentes e você deve se orgulhar de ter sido o instrumento que Deus usou para ensiná-los as verdades essenciais do evangelho. E para concluirmos os trabalhos de forma honrosa, na lição desta semana, seus alunos devem aprender que servimos a um Deus de amor. Não poderíamos ensinar as verdades eternas a respeito do amor de Deus e não ressaltar que a essência do nosso Deus é o amor, e nós devemos amá-lo porque Ele nos amou primeiro (cf. 1 Jo 4.19). Ninguém tem mais amor do que Deus. Ele já provou seu eterno amor ao enviar seu Filho amado Jesus Cristo a este mundo para morrer na cruz de forma injusta e violenta, a fim de que todo pecador tenha onde encontrar refúgio e salvação. Por esse motivo, não há outra razão para servimos a Deus a não ser por seu amor. O amor de Deus é o combustível que nos move a realizar grandes feitos para Deus em o nome de Jesus Cristo.
A. A essência de Deus é o amor. Quando tentamos entender o amor de Deus, muitas vezes, ficamos confusos e achamos que as pessoas não merecem ser amadas por Deus. Entretanto, o amor de Deus nos mostra que não somos amados porque merecedores, e sim porque Deus é gracioso. Merecíamos a condenação eterna e a punição por nossos atos pecaminosos cometidos contra Deus, no entanto, o Senhor decidiu nos amar mesmo quando ainda estávamos mortos em pecados (f. Rm 5.6-8). Esta decisão de Deus em não nos tratar da forma como merecíamos revela a essência do seu caráter: Ele é amoroso (cf. 1 Jo 4.8-10). Não há maior amor do que este, que compreende as nossas limitações, e a incapacidade de reconciliarmo-nos com Ele por conta própria. Sabendo disso, o Criador manifesta a maior expressão do seu amor a partir do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Tais verdades precisam ser ensinadas com afinco aos seus alunos. O motivo da nossa fé e a razão que nos move a permanecer em sua presença é o fato de que Deus nos ama incondicionalmente.
B. A razão pela qual o servimos. A lição de hoje destaca a carta que o apóstolo João escreveu aos seus irmãos em Cristo a fim de admoestá-los sobre a importância de amarmos o próximo porque Deus nos amou primeiro. O verdadeiro amor se manifesta por intermédio de ações. João ressalta que não adianta afirmar que amamos Deus e aborrecemos os nossos irmãos (1 Jo 4.20). É fundamental que os juniores aprendam que o amor a Deus deve se manifestar na forma como se relacionam com o próximo. Se não amamos aos irmãos que estamos vendo, como podemos amar a Deus a quem não estamos vendo? Esta é a maior verdade que seus alunos devem aprender a fim de que cresçam na fé e sejam cristãos verdadeiros na presença de Deus.
A fim de reforçar o ensinamento da lição, realize a seguinte atividade: entregue uma tira de papel aos alunos e peça para escreverem uma qualidade e um defeito próprios. Explique que não é preciso se identificar. Em seguida, disponibilize uma caixa ou sacola para que os alunos depositem a tira com as informações. Depois disso, cada aluno deverá tirar uma das tiras de papel e tentar identificar quem é o colega que escreveu as informações, e no verso do papel, deverá escrever uma mensagem de encorajamento para o devido colega. Ao final, peça que leiam a palavra de encorajamento. Reforce que Deus nos trata da mesma maneira. Ele conhece os nossos defeitos e qualidades, e mesmo assim nos ama e nos encoraja a fazer a vontade dEle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário