segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - Felizes os Que Servem a Deus com Zelo - Juniores.

Lição 12 - Felizes os que Servem a Deus com Zelo 

 4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: 1 Coríntios 3.1-9; 15.58.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estão convidados a aprender sobre a qualidade do serviço que prestamos a Deus. Não devemos servir a Deus de qualquer maneira e a sua santa Palavra nos exorta que o serviço que prestamos não pode ser realizado relaxadamente (cf. Jr 48.10). Nós fomos escolhidos por Deus para realizar um trabalho muito especial em sua obra. É nosso papel fazê-lo da melhor maneira possível a fim de que o nome do Senhor seja glorificado. No entanto, há muitas pessoas que são chamadas para realizar este trabalho e pensam que podem realizá-lo do seu jeito. Mas “não é o servo maior que o seu Senhor” — disse Jesus (Jo 15.20). Assim sendo, devemos realizar a sua obra da maneira como Ele espera, no mais alto nível de excelência, porquanto não somos donos da nossa vontade. De outro modo, é importante entender que todo aquele que experimenta do amor de Deus sente em seu coração a alegria de servir em sua obra (Rm 15.13; 1 Pe 1.8,9). Portanto, servir a Deus com zelo e dedicação não é nenhum incômodo para aquele que tem prazer e satisfação em contribuir para que vidas sejam edificadas e salvas. Esta é uma excelente oportunidade para que seus alunos sejam conscientizados a respeito do temor e reverência que devemos demonstrar diante da presença de Deus.
A. Uma obra especial que não pode ser feita de qualquer maneira. É importante que seus alunos entendam a natureza da obra que estamos realizando para Deus. Em primeiro lugar, a obra de Deus é espiritual e não terrena. Assim sendo, não devemos realizá-la como se estivéssemos fazendo para homens, e sim para Deus (cf. Gl 1.10; Ef 6.5-8). O trabalho deve ser realizado da melhor maneira possível, no mais alto nível de excelência, pois o resultado de tanta dedicação será a edificação espiritual de muitas pessoas e a salvação de muitas vidas. Por esse motivo é tão importante conscientizar seus alunos a respeito da responsabilidade com a obra de Deus. É fundamental que aprendam desde cedo que eles ocuparão as funções que hoje são ocupadas por seus professores, pastores e líderes e, da mesma maneira como são ensinados, devem dedicar-se para fazer o melhor para Deus. Na Bíblia, encontramos muitos servos de Deus que são exemplos de comprometimento com o serviço cristão. Um deles é Apolo, personagem que é tema da presente lição (cf. At 18.24-28).
B. Alegria e dedicação na obra de Deus. Deus conhece o coração daqueles que se dedicam na obra de Deus. O Senhor espera que nos dediquemos na sua obra com um coração prazeroso sabendo que o serviço que estamos prestando é para glorificação do seu santo nome. Sendo assim, importa que a motivação do nosso serviço esteja em contribuir para que vidas sejam edificadas. Deus não quer que seus servos façam a sua obra por obrigação, afinal de contas, quem faz esperando alguma recompensa terrena estará cumprindo apenas uma responsabilidade que lhe foi outorgada e nada mais (cf. 1 Co 9.17). Todavia, para aqueles que tiveram um encontro com o Senhor, fazer a sua obra não é nenhum incômodo. Pelo contrário, é prazeroso gastar-se em prol da obra de Deus, pois quem assim o faz, desfruta da alegria do Espírito Santo em poder participar da sua glória e também da suas aflições (cf. 1 Pe 4.12,13).
Compartilhe com seus alunos a sua experiência como servo de Deus fazendo a sua obra. Explique que há uma recompensa para aqueles que servem a Deus com amor e dedicação. Talvez os seus alunos estejam desmotivados para estarem na igreja, para fazerem a obra de Deus. Então, esta é uma boa oportunidade para você ensiná-los que devemos fazer o serviço na obra de Deus pelas motivações certas, e não por obrigação (cf. Jo 4.23,24).
Para auxiliá-los no serviço, convide os alunos para um momento de oração. Distribua um papel para cada aluno e peça que escrevam algum pedido de oração ou o nome de uma pessoa que esteja precisando muito da intervenção divina. Em seguida, prepare uma caixa ou bolsa de oração para que seus alunos depositem os pedidos. Depois, peça que no mínimo 5 alunos façam uma oração específica por cada pedido. Ao final, ore agradecendo e explique que a Bíblia diz que “A oração de um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16.b).
Tenha uma excelente aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário