quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Lição 6 - 3º Trimestre 2017 - Papai do Céu, fez os Animais e as Pessoas - Maternal.

Lição 6

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
              Papai do Céus fez os animais e as pessoas 
3° Trimestre de 2017
maternal1
Objetivo da lição: Apresentar a criação como uma das mais importantes obras de Deus, e por isso devemos adorá-lo e servi-lo.
Para guardar no coração: “Assim Deus criou os seres humanos [...] parecidos com Deus [...].” (Gn 1.27)


Mensagem ao professor
“Por que Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem? Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança. Por isso, preferiu o Senhor, ali mesmo no Éden, dar início à profissão de oleiro, moldando um vaso para honra (Jr 18.1-17; 2 Co 4.7). Sim, Deus usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos.

Após formar o homem do pó da terra e, nele, imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos. De maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1 Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).

Deus não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortalizável (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos. E, hoje, celebraríamos o seu sexto ou sétimo milênio de vida. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantara no Éden (Gn 1.26; 2.15)” (Claudionor de Andrade, Lições Bíblicas CPAD).
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Oficina de ideias 1
“Desenhe um coração numa folha de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Coloque uma pequena vasilha com água em cada mesa, e distribua pedaços de papel crepom vermelho. Ensine as crianças a molhar o papel na água e passá-lo sobre o coração, tingindo-o de vermelho. (Recomendamos o uso de aventais.) Converse: O Papai do Céu fez você do jeito que você é. Ele fez cada parte do seu corpo. Dentro do seu peito, o Papai do Céu pôs um coração para você o amar. Você sente o seu coração cheio de amor pelo Papai do céu?” (Marta Doreto).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma BuenoEditora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário