sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Lição 8 - 3º Trimestre 2017 - A Tentação de Jesus - Juniores.

Lição 8

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
                     A Tentação de Jesus – Lucas 4.1-13.
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) Professor(a),
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito da tentação. É importante que eles saibam desde cedo o que é a tentação. Afinal de contas, todos são tentados ou serão tentados em algum momento da vida. Mesmo que de forma moderada, seus alunos precisarão aprender sobre este assunto a fim de que estejam preparados quando passarem por alguma tentação, e não existe melhor maneira de se preparar do que aprender a Palavra de Deus. Ela é a melhor ferramenta que um crente pode utilizar para se defender em situações adversas em que é tentado.
De forma genérica, a tentação é tudo aquilo que nos atrai a fazer o que não agrada a Deus. Na história bíblica de hoje, Jesus foi tentado por Satanás em áreas específicas da natureza humana. O Mestre venceu cada tentação porque fez uso das Escrituras Sagradas, Ele não abriu mão dos valores do Reino e, por isso, venceu de forma gloriosa cada tentação. Esta é uma oportunidade maravilhosa que seus alunos terão de tirar as possíveis dúvidas que trazem a respeito de uma tentação.
Quando falamos sobre este assunto, logo nos sobrevém pensar que somos tentados naquilo que é favorável às vontades da carne e, de fato, isso é verdade. Mas existem outros aspectos e anseios da natureza humana que devem ser considerados como, por exemplo, o anseio de se apropriar do que não nos pertence e o egoísmo. Na primeira Carta que escreveu o apóstolo João, capítulo 2, versículos 15 a 17 – NTLH, o apóstolo do amor nos ensina que não devemos amar o mundo, nem as coisas que há nele, porquanto as coisas procedentes do mundo não são originadas na natureza do Pai. Antes, os maus desejos da natureza humana (as vontades da carne), a vontade de ter o que agrada aos olhos (neste aspecto, citamos a vontade de apropriar-se do que não nos pertence) e o orgulho pelas coisas da vida (a vaidade, o egoísmo), tudo isso não é proveniente de Deus, e sim das ambições humanas pelas coisas deste mundo. E as coisas pertencentes a este mundo são passageiras, as quais, todas as pessoas desejam. De outro modo, as virtudes provenientes do Reino de Deus são eternas e todo aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Tratando-se da classe de juniores é possível perceber no comportamento dos alunos certos traços de anseio por adquirir, por meios ilícitos, o que os demais colegas da turma possuem e/ou mesmo certo individualismo. O professor que se dedica a ensinar os valores do Reino de Deus aos seus alunos precisa ter em mente que há aspectos do caráter cristão que precisam ser moldados em seus alunos. Para tanto, é da responsabilidade do professor estimular seus alunos, por meio do aprendizado das Escrituras Sagradas, a praticar o que agrada a Deus; e identificar, sempre que possível, as atitudes que não condizem com o testemunho cristão.
Há crianças que se comportam de maneira desrespeitosa com os professores e demais colegas de classe. Esse tipo de comportamento se dá pelo fato de acharem natural tratarem as pessoas desta forma, porquanto cresceram em seus lares presenciando situações parecidas. São alunos que: não esperam a sua vez para falar, não respeitam o professor quando são corrigidos, mentem quando é solicitado esclarecimento sobre algum fato, demonstram desprezo pelos colegas que possuem algum bem material ou virtude que eles mesmos não possuem, são egoístas e não querem dividir nada com ninguém, querem sempre ser os primeiros sem dar a vez para o colega, não aceitam ouvir o não como resposta, etc. Enfim, são esses e muitos outros aspectos que podem ser observados na sala de aula da Escola Dominical.
Por esse motivo, é imprescindível que a Escola Dominical seja um canal de formação do caráter cristão. Todas as informações que seus alunos aprendem na lição servem de código de conduta para que sejam cada vez mais parecidos com Jesus. Na tentação que o Mestre enfrentou, Ele venceu porque se apoiou na Palavra de Deus. Do mesmo modo, seus alunos serão vitoriosos sobre as tentações se, de fato, conhecerem a Deus e aprenderem que somente aqueles que obedecem aos mandamentos do Senhor podem ter êxito sobre as adversidades.
Para reforçar o ensinamento da aula de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Leve para a sala de aula uma caixa de bombom totalmente encapada com um papel branco, escrito na tampa: não toque! Deixe a caixa com a tampa aberta sobre a sua mesa e ausente-se da sala por dois minutos. Depois, retorne e pergunte aos alunos qual foi a sensação que tiveram ao olhar para a caixa. É certo que eles dirão o quanto sentiram vontade de pegar um bombom. Pode até acontecer de algum aluno não conseguir resistir e pegar o bombom, não respeitando a ordem expressa na caixa. Em seguida, explique que assim é o pecado, ele parece ser agradável e nos leva a sentir vontade de desobedecer às ordens expressas por Deus. Mas, devemos ter em mente que, fazer a vontade de Deus é mais importante do que qualquer coisa, por mais que tais coisas pareçam ser agradáveis aos nossos olhos. Ao final, depois do término da atividade, você pode distribuir os bombons para toda a turma.
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário