sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Lição 8 - 3º Trimestre 2017 - Sociedade e Política - Adolescentes.

Lição 8

Sociedade e Política
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:COMO ESTÁ A POLÍTICA EM NOSSO PAÍS
O QUE É POLÍTICA
A POLÍTICA NA BÍBLIA
UMA NOVA FASE POLÍTICA
MONARQUIA , UMA NOVA FORMA DE GOVERNO
OBJETIVOS
Conscientizar 
de que precisamos, como cristãos, estar informados a respeito da vida política do nosso país;
Conhecer o significado de política;
Explicar o que é um governo teocrático.
Prezado professor, prezada professora,
A paz do Senhor!
Para ajudar na preparação de tua aula, disponibilizamos o artigo da Declaração de Fé das Assembleias de Deus que trata sobre o relacionamento da Igreja (subentende-se, seus membros) e o Estado:
“CAPÍTULO XVI. SOBRE A IGREJA E O ESTADO
CREMOS, professamos e ensinamos que Deus constituiu autoridades para administrarem a vida em comunidade e exercerem juízos nas sociedades, pelo bem da coletividade: ‘Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus’ (Rm 13.1). Com esse ensino, a Bíblia elimina a possibilidade de a Igreja desconsiderar as autoridades constituídas. O Estado é o povo politicamente organizado exercendo a soberania em um território. A Igreja do Senhor Jesus Cristo vive em sociedade e respeita o Estado, colaborando com as autoridades que o representam na preservação da ordem pública e na formação de cidadãos de caráter íntegro e honesto, produtivos e conscientes de que a autoridade ‘é ministro de Deus para teu bem’ (Rm 13.4). Por outro lado, esses mesmos cidadãos são também conscientes de que a verdadeira pátria de um cristão está nos céus: ‘Mas a nossa cidade está nos céus’ (Fp 3.20), e de que são, por isso mesmo, cidadãos do Reino de Deus.
1. As autoridades constituídas. Reconhecemos a legitimidade das autoridades constituídas e ensinamos nossa submissão a elas: ‘Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação [...]. Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência” (Rm 13.2,5); temos, porém, a Bíblia Sagrada como a nossa única regra de fé e prática. Enquanto organização civil, a Igreja está submetida ao Estado, tendo como limite de tal submissão os preceitos bíblicos, de sorte que, em caso de conflito entre as normas emanadas do Estado e a Bíblia, esta prevalece sobre aquelas: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens’ (At 5.29).
2. O direito de sufrágio. Sendo um direito público subjetivo de natureza política, o sufrágio decorre naturalmente de nossa condição de cidadão, pelo que, como cidadãos cristãos, podemos votar, ser votados e participar da organização e da atividade do poder estatal.”
Texto extraído da “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”, editora CPAD/CGADB, 2017.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Professor, professora, à luz do artigo da Declaração de Fé de nossa denominação, após a exposição da lição, reproduza na lousa estas perguntas reflexivas:
1. Baseado em qual ensino que a Palavra de Deus elimina a possibilidade de a Igreja desconsiderar as autoridades constituídas?
2. Por que reconhecemos a legitimidade das autoridades constituídas e nossa submissão a elas, principalmente, sob o ponto de vista da Constituição Brasileira?
3. Qual a importância de exercer o direito de cidadão de votar conscientemente e de ser votado?
Dê alguns minutos para que os alunos respondam. Em seguida, faça um fechamento da aula concluindo conforme o objetivo da revista e a proposta do artigo da Declaração de Fé de nossa denominação.
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário