Lição 5 - Uma História sobre o Filho Perdido
3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus nos ama mesmo sem merecermos.
Ponto central: Deus recebe seus filhos arrependidos.
Memória em ação: “Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que virem a mim” (Jo 6.37)
Querido (a) professor (a), no próximo domingo teremos a oportunidade de ensinar às crianças uma das mais belas parábolas contadas por Jesus, a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15.11-32). Quantas lições e perspectivas a serem consideradas: a do Pai incondicionalmente amoroso, a do filho seduzido pelas ilusões e vaidades do mundo, a do irmão com ciúme e inveja, a dos “amigos” que somem na adversidade... Mas como muito bem salienta a sua revista, o nosso foco nesta aula será esse maravilhoso amor de Deus por nós, que nos acha quando estamos perdidos, que nos perdoa quando estamos arrependidos, que nos alcança em todo o tempo.
Nas duas parábolas anteriores as pessoas procuraram a moeda e a ovelha até achar, porque nem a moeda e nem a ovelha poderiam retornar por si mesmas. Na parábola do filho pródigo o pai olhava e esperava. Estava lidando com um ser humano, com vontade própria, mas estava pronto para saudar seu filho, caso retornasse. Da mesma maneira, o amor de Deus é constante e paciente; dá-nos sempre as boas-vindas. Deus procura por nós e nos dá oportunidades de responder, porém não nos força a buscá-lo. Como o pai nessa história , Deus espera pacientemente que recobremos o nosso juízo.
Talvez a ovelha estivesse perdida por ter vagado, de modo tolo, para muito longe (15.4); a moeda, sendo um objeto inanimado não tinha culpa por estar perdida (15.12). Mas o grande amor de Deus procura e encontra os pecadores, não importa por que ou como se perderam! (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1385)
Além das atividades já propostas em sua revista, sugerimos aqui uma estratégia lúdica para a fixação do objetivo e ponto central estabelecidos: a “Ginástica do Amor de Deus”. Após a lição, proponha um alongamento especial. Peça à turma que acompanhe seus movimentos, enquanto você diz:
O amor de Deus é tão grande (comece agachado e levante-se erguendo também as mãos, mostrando o “tamanho” do amor de Deus).
Me envolve pela direita (incline todo o corpo para o lado direito).
Me envolve pela esquerda (incline todo o corpo para o lado esquerdo).
Me envolve por trás (incline todo o corpo para trás).
O amor de Deus é tão profundo (incline todo o corpo para frente e para baixo, como um mergulho).
O amor de Deus é tão grande! (Novamente erga e abra os braços, mostrando o “tamanho” do imenso amor de Deus por nós).
De primeira, que eles estão aprendendo a ordem dos movimentos, vá dizendo e fazendo bem vagarosamente. Depois acelere gradativamente até o máximo que você puder. Frise que eles não podem fazer nenhum movimento errado. Alterne de vagar e rápido (como na brincadeira “Morto-Vivo”) para ser mais desafiador deles conseguirem acompanhar corretamente as instruções. Os primários se divertem muitíssimo com esta dinâmica, ao passo que internalizam como o amor de Deus por nós é infinito.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
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