Lição 7 - Josué, um Líder Forte e Corajoso
3º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Josué 1.1-18; 6; 10.12-14.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito de uma virtude que não pode faltar na caminhada com Cristo: a coragem. De fato, são muitos os males que no trazem temores e o medo de não conseguir dar conta das nossas obrigações é real. Mas Deus nos ensina em sua santa Palavra que os grandes homens e mulheres de Deus não estiveram isentos do medo, mas aprenderam a controlá-lo de modo que alcançaram os seus objetivos. A história de Josué nos mostra que a coragem e a força que demonstrara não eram características específicas dele, mas vinham da parte de Deus que o consolou e o fortaleceu no momento em que o líder de Israel mais precisou.
Após a morte de Moisés, Deus chama Josué e o orienta no que diz respeito à sua postura como o novo líder de Israel que teria a responsabilidade de conduzir o povo na ocupação da Terra Prometida (Js 1.1-9). O primeiro capítulo do livro narra alguns pontos importantes desta orientação que servirão de aprendizado para os seus alunos:
1. “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te.... O tempo de Moisés como líder de Israel havia terminado, agora era a vez de Josué assumir a liderança e ele não poderia viver na sombra do seu antecessor (vv. 1,2). Josué precisava demonstrar que estava disposto a enfrentar esta nova missão. O exemplo de Josué servirá para ensinar seus alunos que cada um de nós temos responsabilidades específicas que não devem ser comparadas com a dos outros. Deus nos chama de forma única e particular (Is 41.8-10). É preciso assumir o compromisso de cumprir com as nossas responsabilidades.
2. Serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Deus prometeu que seria com Josué em todo o tempo e não o deixaria desamparado (v. 5). Além disso, assegurou que Josué teria os recursos necessários para cumprir a sua missão. Da mesma forma como foi fiel com Moisés e proveu as condições para que o seu servo atravessasse o deserto durante um período de quarenta anos, assim também seria com Josué nesta nova empreitada. Deus quando chama os seus servos para realizar a sua obra não os deixa desamparados, antes providencia o que é preciso, e mesmo quando achamos que nos falta algum recurso material o Senhor se revela e provê a sua presença (vv. 5,6).
3. Esforça-te e tem bom ânimo. Assim como Deus prometeu a Josué que seria com ele, o Senhor também colocou algumas condições para que seu servo realizasse a sua obra com êxito. Josué deveria se esforçar e demonstrar bom ânimo diante das circunstâncias (v. 6). Operar maravilhas, prover livramento e instruir o modo e o tempo como Josué deveria ocupar a terra era responsabilidade de Deus. Mas preparar o coração do povo, organizar as famílias, ensinar a Lei do Senhor, aparelhar os israelitas militarmente e manter-se disposto em todo o tempo era responsabilidade de Josué. O Senhor também nos promete a sua presença, mas devemos fazer a parte que nos cabe para que os planos de Deus possam se cumprir.
4. Guardar a Lei do Senhor. A orientação divina não poderia ser esquecida. Desde a época de Moisés o povo foi instruído a não se apartar da Lei do Senhor, mas obedecê-la com dedicação a fim de que fosse bem-sucedido em tudo o que fizesse (cf. Dt 6; 28). A promessa de Deus continua a mesma para todos os que se dedicam em guardar a sua santa Palavra. A Bíblia ensina que “Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o SENHOR! Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” (Sl 119.2). Sendo assim, os que são obedientes em guardar os mandamentos do Senhor devem entender que esta é uma condição para que tenham um relacionamento feliz com o Criador e êxito em seus projetos (cf. Sl 1).
Deus prometeu guardar a Josué e o povo de Israel das investidas dos inimigos. Isso não significava que eles não enfrentariam adversidades durante o processo de ocupação da Terra Prometida. A história comprova que eles enfrentaram grandes obstáculos, mas superaram e desfrutaram da bênção de Deus (cf. Js 6; 8; 10.12-15). Por outro lado, houve um tempo em que o povo decidiu abandonar os mandamentos do Senhor e seguirem por caminhos tortuosos. Toda vez que isso acontecia o povo pagava um alto preço por causa da desobediência (cf. Jz 21.25).
Mostre aos seus alunos que o relacionamento de Israel com Deus serve de exemplo para nós que somos o povo de Deus na atualidade. Guardar a Palavra e permanecer em seus caminhos é fundamental para que tenhamos êxito em tudo o que realizarmos. Explique que a desobediência sempre trouxe prejuízo para o povo de Deus e o Senhor espera que cada um de nós permaneça em seus caminhos e seja bem-sucedido.
Para fixar o ensinamento da aula de hoje, confeccione uma tábua com as orientações de Deus a Josué para que ele tivesse êxito. Você pode utilizar um pedaço retangular de isopor ou então utilizar papel cartão. Escreva as frases numa folha de papel A4, com letras em tamanho “grande” e cole sobre a placa de isopor ou cartão. Peça para os alunos pintarem a tábua com lápis de cor e canetinha. Cada aluno deverá escrever seu nome ao final da tábua e levar para casa.
Exemplo de frases: “Você nunca será derrotado”; “Seja forte e corajoso”; “Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei”; “Não se desvie dela em nada e você terá sucesso”; “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei”; “Estude esse livro dia e noite”; “se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele”; “Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso”; “Não fique desanimado, nem tenha medo”; “eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você”.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário