segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Lição 08 - 3º Trimestre 2018 - A Graça de Deus - Juvenis.

Lição 8 - A Graça de Deus

3º Trimestre de 2018
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11)
Esboço da Lição
1. A GRAÇA DE DEUS
2. O ALCANCE DA GRAÇA
3. OS GRANDES DILEMAS
4. VIVENDO O TEMPO DA GRAÇA
Objetivos
Diferençar a graça de Deus da sua misericórdia e justiça.
Expor o alcance da graça de Deus.
Estimular os alunos a exultarem pelo privilégio de serem alcançados pela graça.
    Querido (a) professor (a), o tema de nossa próxima lição é magnífico, a razão de cada um de nós termos tido acesso a nosso bem mais valioso, a salvação em Jesus. Ou seja, falaremos sobre a mais pura GRAÇA, favor imerecido de Deus para conosco.
    Como constantemente colocamos aqui, seu exemplo prega e ensina mais que suas palavras. Seus juvenis veem em você a marca da graça de Cristo?! A gratidão e alegria por tamanha dádiva?!
   Ao longo da caminhada, conforme vamos internalizando a obediência às regras, mandamentos, doutrinas eclesiástica, somos tentados a nos sentir quase que merecedores da bênção de Deus. “Afinal, nós trabalhamos na obra, não faltamos à igreja, damos o dízimo, obedecemos todos os ritos, fazemos por onde”.
    Ainda que não admitamos assim, verbalmente, a sensação é esta. É uma tendência da natureza humana, por isso que diariamente precisamos estar diante do Espírito Santo, nos auto-examinarmos, lhes confessar cada mínima falha, nos humilhar em sua presença para não esquecer o quão imerecedores somos.
     E (Jesus) disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
     Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
     O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
    Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18.9-17)
     A fim de reforçar a lição e objetivos propostos em sua revista, promova a seguinte atividade: Leve para turma uma caixa de presente bem atrativa e pedaços de papel ao maço ou cartolina de cores variadas, como em tamanho de cartões ou bilhetes.
presente
      Ao conceituar o significado de graça, trace um paralelo com um presente. Com a caixa de presente fechada em suas mãos, despertando a curiosidade dos alunos, explique que, quando recebemos um presente, não podemos pagar por ele (até porque não há preço monetário que cubra o significado valioso deste gesto); não podemos devolver (mesmo se for algo extremamente caro, que você sabe que a outra pessoa se sacrificou e fez além do que ela podia, e do que você merecia). Diga que assim é a graça de Deus em nossas vidas, dezenas e dezenas de presentes diários, pelos quais nem merecemos e alguns nem sequer agradecemos. Neste momento distribua os pedaços de papel, quantidade livre, e peçam que escrevam coisas pelas quais são gratas e certamente frutos da GRAÇA DO SENHOR em nossas vidas.
    Ao final deste momento, todos deverão colocar os papéis preenchidos dentro da caixa e no momento da oração de cada aula, a começar desta, cada um irá tirar algum papel para agradecer ao Senhor juntos, em oração.
     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário