segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Lição 08 - 3º Trimestre 2018 - A História de Dois Construtores - Primários.

Lição 8 - A História de Dois Construtores

 3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que os verdadeiros discípulos de Jesus ouvem e praticam a Palavra de Deus.
Ponto central: Sem obediência é impossível ter uma vida espiritual bem alicerçada.
Memória em ação: “— A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará” (Jo 14.23).
     Querido (a) professor (a), dando seguimento ao tema do trimestre sobre as parábolas que o nosso Mestre dos mestres contou, no próximo domingo vamos ensinar aos Primários acerca da história narrada em Lucas 6.46-49, sobre dois tipos de construção, isto é, duas maneiras distintas de viver.
    Como você sabe, sua revista já oferece todas as ferramentas pedagógicas para uma aula rica, facilitadora para a compreensão e aprendizado do conteúdo bíblico proposto pelos seus alunos. A cada lição não perca de vista os objetivos propostos na mesma, e ao longo da aula reforce-o na prática a todo momento.
    Aqui propomos uma dinâmica para ilustrar o conteúdo da nossa história, facilitando assim a sua memorização e internalização das lições aprendidas com ela. Ao passo que de maneira lúdica também trabalharemos a psicomotricidade de seus alunos, aprimoramento da criatividade e raciocínio, cooperação e habilidade no trabalho em equipe.
cartas
    Para isso, leve algumas cartas (existem muitos brinquedos e jogos desse tipo) Após contar a história, divida a turma em grupos de no máximo quatro crianças e distribua uma quantidade igual de cartas para cada grupo. Diga que agora eles é que serão os construtores e juntos terão que construir alguma coisa com aquelas cartas. Motive-os dizendo: “Qual será a construção mais criativa?! Qual será o grupo que terminará primeiro?!” Acione um cronômetro e dê-lhes um minuto (ou o tempo que julgar interessante dentro de seu plano de aula) e diga “valendo”.
    O mais importante não é o que eles vão conseguir construir, mas todo o processo que envolve a atividade. Elogie o desempenho de todos, pergunte o que eles acharam difícil e por que, pontue o que achar necessário (por exemplo, se houve discussão em algum grupo, reforce que sem união o trabalho fica mais difícil, etc).
    Por fim, aos que conseguirem erguer algo com as cartas, diga que é uma bela construção, mas “será que é firme? Que aguenta as tempestades da vida?” Peça para que todos soprem juntos para testar uma por uma. Certamente todas irão cair. Conclua explicando que assim é a nossa vida quando não obedecemos a Palavra de Deus, o amor ao próximo e as lições maravilhosas que Jesus nos ensinou.
     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário