domingo, 26 de agosto de 2018

Lição 09 - 3º Trimestre 2018 - Lutero e Calvino - Os Agentes da Reforma - Adolescentes.

Lição 9 - Lutero e Calvino: Os Agentes da Reforma

3º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO:
MARTINHO LUTERO: COMO SER ACEITO POR DEUS?
UMA NOVA CONSCIÊNCIA!
JOÃO CALVINO: DEUS É SOBERANO
OBJETIVOS
Relatar as biografias de Lutero e Calvino;
Ensinar os pensamentos de Lutero e Calvino;
Destacar a importância desses dois homens para a História da Igreja.
O Movimento da Reforma teve uma resposta denominada de “Contrarreforma”. A figura de Inácio de Loyola e a Ascensão dos Jesuítas foram importantíssimas para isso. Por isso, disponibilizamos um trecho do texto de James L. Garlow:
“Inácio era um homem profundamente espiritual, desejoso de agradar a Deus. Sua dedicação originou-se, como acontece com muitos filhos de Deus, de uma tragédia. Na primavera de 1521, enquanto lutava como fidalgo, uma bala de canhão atingiu-o e quebrou sua perna esquerda. Durante seu longo período de recuperação, ele leu a respeito da vida de Cristo e dos santos, o que mudou sua vida para sempre. O manual devocional que ele escreveu,Exercícios Espirituais, reflete sua jornada espiritual. Seus escritos são tão convincentes e influentes que são estudados até hoje. Nas faculdades protestantes evangélicas, você pode até se inscrever para estudar seu livro em cursos intitulados “Espiritualidade Inaciana”.
Durante este período de recuperação, Inácio tomou a decisão de levar uma vida de combate a favor de Cristo. Esperava-se que os jesuítas, ou a Companhia de Jesus, como também são chamados, demonstrassem obediência militar. A obra Constitutions (‘Constituições’), escrita por Inácio de 1547 a 1550, chama os jesuítas a estarem ‘prontos para viver em qualquer parte do mundo em que houver esperança de glorificar ainda mais a Deus e de fazer o bem para as almas’. 
Criticado Pelos Dois Lados
Os conservadores da Igreja Católica Romana criticaram Inácio porque o consideraram muito protestante. Por outro lado, os reformadores protestantes o criticaram porque a Companhia de Jesus era um esforço claro para manter as pessoas na Igreja Católica Romana. Inácio realizou uma surpreendente obra missionária independentemente dessas críticas de protestantes e católicos. Os jesuíticos estavam comprometidos com a educação e fundaram universidades em todos os lugares a que foram. Em 1556, época em que Inácio morreu, ele tinha mais de mil seguidores que trabalhavam em mais de cem regiões, mesmo na Índia, China, Japão, Abissínia e América do Sul. A dedicação de Inácio atraiu pessoas do calibre de Francisco Xavier, que expandiu com sucesso a obra missionária da Companhia de Jesus.
Inácio ficava doente com frequência. Em 1551, ele implorou aos colegas que aceitassem a sua renúncia. Por causa da recusa deles, Inácio ficou no cargo de diretor até morrer, em 31 de julho de 1556. Depois de sua morte, a ordem jesuíta continuou a ser poderosa. Seus membros eram disciplinados, trabalhadores, comprometidos e dispostos ao sacrifício. Sofreram a dor da rejeição e foram expulsos de diversos países. Eles também vivenciaram o martírio na Europa e, mais tarde, no século XIX, em vários campos missionários. Em tempo, eles tornaram-se a maior ordem de ensino dos Estados Unidos, com escolas de segundo grau e faculdades em todo o país” (Garlow, James L. Deus e o Seu Povo: A História da Igreja como Reino de Deus. Rio de Janeiro, pp.147-48).
Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
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