quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - Jesus Cura um Leproso - Primários.


Lição 4 - Jesus Cura um Leproso

 2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que a sua adoração a Deus produz milagres e traz esperança ao que está perdido.

Ponto central: Jesus procura verdadeiros adoradores, que o adorem com todo coração.

Memória em ação: “[...] os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade [...]” (Jo 4.23).

      Querido (a) professor (a), nesta próxima aula vamos contar aos primários sobre mais um milagre de Jesus. Podemos extrair inúmeras lições de tal acontecimento. E assim como nas demais pregações, onde ocorre o ensino da poderosa e viva Palavra de Deus, o Espírito Santo lhe dirigirá e falará ao coração dos seus alunos o que cada um necessita e está preparado para ouvir no momento. Esteja certa de que a Palavra não voltará vazia, o Senhor mesmo a frutificará, como lhe aprouver (Is 55.11).

        Muitos menosprezam o ensino ou pregação voltados ao público infantil. Contudo, o próprio Jesus ordenou que seus discípulos não fossem impedimento das crianças chegarem até Ele. Pelo contrário, o Mestre fez uma declaração espantosa para os seus seguidores: das crianças é o Reino dos céus (Mc 10.14) e quem não for como uma delas, de maneira alguma o verá (Mt 18.3).
Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
— Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta, estará recebendo a mim.
— Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado! (Mateus 18 1-7, NTLH).
      Quantos não são os pequeninos que já enfrentam e convivem com problemas gigantes?! Ainda que com a característica alegre e ingênua da infância, eles também precisam ser ministrados. Portanto, querido professor (a), leve muito a sério a missão a ti confiada pelo Senhor, de semeador desses corações tão preciosos para Ele.
        O foco e objetivo principal desta lição é a verdadeira adoração. A forma como o homem leproso se aproxima de Jesus, não só para pedir por seu milagre. Mas independente de Jesus curá-lo ou não, ele já estava decidido a adorá-lo. E assim o fez antes de qualquer coisa. Essa é uma poderosa lição. Precisamos entender e agir de acordo com essa verdade: o Senhor é digno de todo louvor e adoração, não pelo que Ele pode dar ou fazer, mas por quem Ele é.

       Durante o ministério terreno de Jesus muitos o procuravam apenas para obter o que queriam. O homem leproso não fez assim. Antes mesmo de saber qual resposta teria, se seria ou não curado, seu coração estava rendido, adorando-O, independente do resultado.

        Ainda hoje é assim. Muitos chegam à igreja e se aproximam de Cristo buscando apenas seus próprios interesses. Mas e quando a resposta é “não”, como a que Ele dirigiu a Paulo, após clamar três vezes: “a minha graça te basta” (2 Co 12.9)?! Como diz um hino muito bonito, “Ele continua sendo bom. Ele continua sendo Deus!” Portanto, digno de toda adoração e louvor.

       Converse com sua turma. Transmita este precioso princípio para seus alunos. Sugerimos que para melhor compreensão dos pequeninos, você os pergunte: Se um colega se aproxima de você, apenas porque você tem um brinquedo legal para emprestar, ele está sendo seu amigo de verdade?! E se quando você não puder emprestar o brinquedo, ele for embora chateado e não quiser mais sua companhia, ele é seu amigo de verdade ou só estava interessado nas coisas que você poderia fazer por ele? Deixe que respondam livremente. E em seguida, aplique isso a nossa relação com Deus. Explique que o Senhor procura verdadeiros adoradores, verdadeiros amigos, que o adorem não apenas querendo coisas dEle, e quando não recebem se afastam chateados. Um verdadeiro amigo de Jesus, o adora independente das circunstâncias, nos dias bons e também nos dias difíceis.

      É um privilégio você, professor (a), poder colaborar para a formação de crentes genuínos, maduros, que adoram e buscam em primeiro lugar o Senhor e não as bênçãos que Ele pode lhes dar. A melhor forma de você fazer isso é sendo este próprio exemplo. Independente das dificuldades pelas quais você tem passado adore-O! Não há tempestade que dure para sempre. Mas passamos por todas elas bem melhor quando adoramos o nosso Deus, o nosso amigo, que nem sempre as impede ou as interrompe (porque precisamos crescer com elas), contudo, a despeito disso, Ele se mantém fiel, incondicionalmente do nosso lado! A graça dEle te basta e o seu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza! Apenas confie e adore-O!

       O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário