quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lição 09 - 2º Trimestre 2018 - Jesus Cura Dez Leprosos - Primários.

Lição 9 - Jesus Cura Dez Leprosos

2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que as crianças compreendam que precisamos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias.
Ponto central: Agradeça a Deus todos os dias e em todas as situações.
Memória em ação: “Que todo o meu ser louve o Senhor; e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!” (Sl 103.2).
     Querido (a) professor (a), na aula do próximo domingo vamos falar sobre um dos temas que mais alegra o coração do nosso Deus – gratidão! Você já foi vítima da ingratidão de alguém? Certamente que sim. Até mesmo Jesus foi. É algo doloroso, não é mesmo?! Não é diferente para o coração de Deus, quando nós agimos com ingratidão para com Ele.
     A Bíblia diz para em TUDO darmos graças! “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus” (1 Ts  5.18 NTLH). Mas como é difícil para o ser humano ser grato; seja diante das boas e ainda mais árduo em face das más situações. É um desafio diário. Contudo, quando estamos em Cristo sabemos que Ele faz TODAS as coisas cooperarem para o nosso bem. “Todas” quer dizer até mesmo as mais complicadas, injustas, cansativas, dolorosas... (Cf. Rm 8.28).
     Você tem feito a vontade de Deus, conforme dita em 1 Tessalonicenses 5.18? Tem sido grato em TODAS as ocasiões? A pergunta não é para acusação, mas para reflexão. Só há perdão, restauração, “conversão” ao eixo, diante de um genuíno arrependimento e reconhecimento de que temos falhado. Por isso, professor (a) se você tem sido queixoso, descontente com sua sorte (Cf. Jd 1.16), reclamado muito e não agradecido o suficiente por tudo em sua vida, essa é uma boa oportunidade para se confessar diante de Deus e obter o seu perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça” 1 Jo 1.9.
     Veja, o povo de Israel levou mais tempo do que necessário no deserto, por estar imerso em murmuração, incredulidade e desobediência. Um abismo puxando outro abismo. O excesso de reclamações e descontentamento também pode trazer uma série de sequelas emocionais e até mesmo problemas de saúde físicos, impossibilitando uma vida sadia e equilibrada. Imagina então o poder de obedecer ao mandamento do Senhor, que é o oposto? Portanto, sejamos gratos! Por tudo e em todo o tempo e certamente veremos como esta é uma semeadura certeira e abençoada.

     A nossa lição encontra-se em Lucas 17.11-19, quando Jesus cura 10 leprosos e apenas um volta para agradecer.  Com este exemplo podemos compreender que poucos são os corações gratos neste mundo. Algumas vezes com você também acontecerá assim, de cem, apenas dez por cento das pessoas que você ajudar saberá reconhecer e honra-lo (a) por sua ajuda. Mas não se preocupe, não desfaleça ou cesse de fazer o bem, porque a recompensa vem do Senhor (2 Ts 3.13). “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gl 6.9).
     A fim de reforçar tão importante hábito nas crianças, após a lição e atividades propostas em sua revista sugerimos uma atividade que pode se estender semanalmente. É um potinho da gratidão. Leve um pote, de preferência de plástico, para a classe, junto a papel laminado, papel colorido (sulfite, post it, bloco de notas, o que for mais acessível) e outras sobras de materiais disponíveis, que possam ser úteis para decoração do mesmo. Permita que as crianças decorem livremente o pote e em seguida, devem usar os pedaços de papel colorido para escrever motivos pelos quais são gratas ao Senhor: Pela minha família, pelos meus amigos, nossa saúde, escola, festa de aniversário, etc.
Fonte da Imagem: Shutterstock
     Deixe os papéis e canetas próximos ao pote exposto em um local da sala. A cada aula, as crianças poderão escrever um motivo pelo qual ficaram gratas esta semana no papel, dobrar e colocar dentro do pote. No momento da oração, peça que alguns voluntários tirem um papel sortido para serem mencionados os motivos ali colocados em gratidão a Jesus. Que AGRADECER possa ser um hábito contagiante e abençoador para seus primários e suas famílias.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário