quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lição 08 - 2º Trimestre 2018 - Jesus Ressuscita o Filho da Viúva - Primários.


Lição 8 - Jesus Ressuscita o Filho da Viúva

2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda a importância de viver com Jesus em todo tempo e esperar na sua vontade.

Ponto central: Jesus, através da sua morte, nos garantiu a vida eterna.
Memória em ação: “[...] Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (Jo 10.10).

     Querido (a) professor (a), nossa próxima lição focará a bondade de Jesus em nos dar VIDA abundante, aqui e na Eternidade. Por isso, previamente, prepare-se em oração, pelejando no mundo espiritual para ganhar a alma de seus alunos para Jesus. Essa é uma rica e imperdível oportunidade. Nesta aula, seus primários aprenderão também o nosso outro foco – servir e confiar em Cristo, independente das circunstâncias, inclusive nas mais adversas ou dolorosas, como foi o caso da viúva no velório de seu único filho, contada em Lucas 7.11-17.
     Não apenas as crianças, como nós também, mesmo mais maduros, temos dificuldade de manter o ânimo frente às situações difíceis. Quantas vezes não nos desesperamos, achando que é o fim?! Que não vamos superar aquela perda, a humilhação, o abandono, a traição, a doença, o luto, a crise, o trauma... Humanamente falando, algumas dores são de fato insuperáveis. O próprio Senhor certa vez disse à cidade de Jerusalém, através de Jeremias:
     “O mal deste povo não tem cura, e as suas feridas não saram. Não existe ninguém para cuidar de você. Não há remédio para as suas feridas, não há esperança de cura... Não se queixe mais por causa dos seus ferimentos, pois eles não têm cura”., (Jr 30.12-15 NTLH) 
     Mas logo em seguida esse mesmo Deus, o Todo-Poderoso, diz a respeito do que é incurável: “Mas eu lhe darei saúde novamente e curarei as suas feridas” (v. 17b). Para Ele NADA é impossível!
     Querido (a) professor (a), eu não sei qual é o seu problema intrasponível, a sua mágoa imperdoável, a sua ferida irremovível, a sua luta infindável... Mas o Senhor sabe. E Ele é o único com poder para tornar o impossível real! 
      Assim como Jesus disse àquela mulher sofrida, já em luto pelo marido, agora pelo único filho: “Não chore!” (Lc 1.13b) e ressuscitou o seu menino, entregando-o com vida aos seus braços, assim também Ele moverá o impossível, ressuscitará o que está morto, se for preciso, para te dar vitória sobre o invencível. Creia nisso! Só o Senhor é DEUS! O seu Deus! Nenhum dos que esperam nEle ficarão decepcionados (Cf Is 49.23; Sl 25.3).
     Para fixar de maneira lúdica e eficaz a memorização e princípios da desta lição, ao final da atividade, recapitule brevemente com a turma a história da viúva e seu filho morto que Jesus ressuscitou, propondo uma brincadeira: “Morto! Vivo! Ressuscitado!” As crianças deverão ficar enfileiradas, uma ao lado da outra, e obedecer aos seus comandos. Quando você disser “morto!” todas deverão abaixar. “Vivo!”, levantar ou permanecer de pé. E quando disser “ressuscitado!”, elas deverão saltar. Como na brincadeira tradicional, já conhecida por eles, você vai falando os comandos mais rápidos e alternados e os alunos que executarem a ação errado, vão saindo. O filho da viúva ressuscitado por Jesus, isto é, o vencedor será o último que permanecer.
  

Fonte da Imagem: Shutterstock
     Conclua explicando que os que aceitam Jesus como Senhor e Salvador morrem para o pecado/ coisas erradas e são ressuscitados para viver com Ele uma vida feliz e completa, aqui e depois também na Eternidade.

      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário