quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lição 08 - 2º Trimestre 2018 - Ouvindo os Pais ou Ouvindo os Amigos? Adolescentes.


Lição 8 - Ouvindo os Pais ou Ouvindo os Amigos?

2º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Provérbios 17.6; Salmos 119.63.

OBJETIVOS:
Demonstrar a amizade como presente de Deus;
Refletir sobre a importância das amizades;
Conscientizar a respeito da amizade com os nossos pais.
Olá caro(a) professor(a),
O comentário da lição desta semana trata a respeito do relacionamento entre pais e filhos. Muitos pais já não sabem mais o que fazer quando o assunto é a amizade com seus filhos. Mesmo querendo o melhor para eles, em muitas ocasiões, os pais se veem perdidos quando o assunto é a educação dos filhos. Qual a melhor maneira de ensinar? Na aula desta semana seus alunos terão a oportunidade de refletir sobre este processo que não é fácil, mas deve ser observado com moderação para que tenham um relacionamento harmonioso e proveitoso com seus pais.
Parece uma disputa injusta quando a influência das amizades se torna mais notável que o conselho dos pais. Essa é uma questão que muitos pais não entendem e, então, apelam para a punição. Numa tentativa desesperadora de reter os filhos debaixo dos seus cuidados, muitos pais pensam que a proibição e a repressão farão com que os seus filhos se tornem mais obedientes. Mas o que se observa é justamente o contrário, ao invés de aproximá-los, muitos pais acabam afastando seus filhos de si devido às atitudes ásperas e uso da força. Há quem diga que foram criados assim e se tornaram adultos melhores, porém não se pode esperar que a geração atual, constituída de valores inversos e modismos totalmente contraditórios, terá a mesma disposição para sujeitar-se aos ensinamentos e práticas de outras épocas.
Neste caso, caro professor, o seu papel é de suma importância no que diz respeito à compreensão e aconselhamento. O maior desafio nesta situação é encontrar o ponto de equilíbrio entre convencer os pais a serem moderados em relação à forma como educam seus filhos e, por outro lado, convencer os filhos de que vale à pena percorrer o caminho da obediência, pois Deus tem uma promessa de recompensa para aqueles que são obedientes aos pais (cf. Ef 6.1-3).
Na obra de Elinaldo Renovato, A Família Cristã (2004, p. 42), publicado pela CPAD, encontramos a seguinte observação a respeito da relação entre pais e filhos: 
Há pais que pensam que estão fazendo tudo o que devem pelos filhos, quando, na realidade, estão fazendo apenas o acessório, e descuidando do principal. Um pai dizia: “Dou o melhor ao meu filho: escola, livros, roupa, comida abundante, calçados; levo-o à igreja; enfim, faço tudo o que um bom pai pode fazer. Mas meu filho não parece satisfeito. Me dá muito trabalho...”[...]
Muitas vezes, dar as coisas, pagar escola, levar à igreja, não passa de cumprimento estrito dos deveres gerais. Aliás, para dar tais coisas, não há sempre necessidade de pais. Uma instituição pode fazer isso até melhor; uma associação beneficente pode atender bem a tais necessidades. Uma coisa, porém, essas entidades não podem dar: o afeto verdadeiro, o afeto paternal!
Um pai ou mãe precisa dar, antes de tudo, e acima de tudo, afeto aos seus filhos. Isto é prática, não é teoria. Afeto é demonstração expressa do verdadeiro amor, é a aplicação dos sentimentos elevados de carinho dos pais para com os filhos. Isso é não só importante, mas indispensável.
Observe que a dedicação dos pais na criação dos filhos não se resume ao fato de suprir as necessidades materiais, mas principalmente, as emocionais. Investir tempo na criação dos filhos é um desafio enorme para qualquer pai nos dias atuais, tendo em vista que o tempo é escasso devido ao trabalho, aos estudos e outras responsabilidades que precisam arcar. De outro modo, o maior desafio dos filhos é identificar as limitações de alguns pais que, embora tenham o interesse em investir mais tempo com a família, estão limitados por conta dos motivos já citados.
Outro aspecto que requer a compreensão dos filhos são as limitações que alguns pais apresentam no tocante à demonstração de afeto. Muitos pais encontram dificuldade de expressar carinho aos seus filhos porque foram criados assim e não se despertaram para o fato de que precisam mudar esse tipo de comportamento. Cada pessoa reage de forma específica de acordo com o contexto onde foi ou está sendo criada.
Portanto, converse com seus alunos a respeito das dificuldades que alguns pais encontram para serem amigos de seus filhos. Ajude os seus alunos, como bons filhos e servos de Deus, a estarem comprometidos em fazer o que ensina a Palavra de Deus e a terem a moderação em compreender que os seus pais não são perfeitos e precisam de ajuda para lidarem com as circunstâncias dos dias atuais na educação dos filhos.
Ótima aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário