quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - Jesus Cura a Mão de Um Homem - Primários.


Lição 7 - Jesus Cura a Mão de um Homem

 2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que Jesus não excluía ninguém.

Ponto central: A exemplo de Jesus, devemos tratar a todos com igualdade e amor.

Memória em ação: “Pois Ele trata a todos com igualdade.” (Rm 2.11).
   Querido (a) professor (a), você já foi discriminado por algum motivo? Já foi julgado, injustiçado, mal interpretado, difamado, excluído, inferiorizado ou maltratado por alguma razão? Seja pela sua condição financeira em um lugar chique, sua fé em meio a incrédulos, sua escolaridade num ambiente acadêmico elitizado, a cor de sua pele, de seu saldo bancário, a sua origem familiar, por um pecado cometido, uma doença contagiosa, um pensamento ou opinião diferente dos que estão a sua volta, devido a alguma característica física ou de sua personalidade, uma deficiência, etc. Apenas quem já vivenciou esta experiência sabe o quanto a mesma pode ser dolorosa.
  Jesus revolucionou a forma como um líder espiritual tratava as pessoas em sua época. Muitos pecadores, enfermos, aleijados, pessoas de determinadas profissões ou classes sociais, algumas só por serem mulheres, eram inferiorizadas, desprezadas ou até mesmo banidas do convívio social ou eclesiástico pelos próprios religiosos, que se sentiam melhores do que os demais, porque, a sua própria visão, eram mais “cumpridores” das Sagradas Escrituras.
  Quantos não se comportam desta mesma maneira arrogante até nos dias de hoje, não é mesmo?! Cada um de nós precisa vigiar constantemente para que a vaidade por ser um “bom cristão” não nos afaste da humildade e amor do verdadeiro Cristo. Como Ele mesmo nos alertou:
   “E disse (Jesus) também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
  O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
   O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
  Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”. (Lucas 18.9-14)
   Há tantos pobres, feridos, pecadores no mundo que precisam mais do acolhimento de Cristo do que da indiferença e julgamento de um “cristão” religioso. A Igreja precisa constantemente recordar que anunciar e ensinar a verdade é muito diferente de discriminar, maltratar, excluir e punir a pessoa que não a conhece, ou até mesmo não a pratica. Jesus, o autor da nossa fé, o Mestre dos mestres acolheu os excluídos e a história de hoje mostra mais um exemplo disso.
   Aproveite o tema para bater um papo sobre inclusão de deficientes, crianças com autismo, síndrome de down ou qualquer outra diferença da nossa, seja a cor da pele, do cabelo, um formato diferente do rosto, do corpo... Explique que ser diferente é normal e até legal. Por que Deus fez cada um de um jeito único e especial e ama a todos. Assim como nos pede para que também amemos.
   Converse com seus primários sobre atitudes de bullying, pergunte se eles sabem o que é, se já viram pessoas maltratando outras com apelidos ofensivos, atitudes grosseiras ou agressivas em suas escolas. Este é um momento muito importante para você identificar se alguma criança está passando por isso. Caso seja necessário, reserve um tempo para aprofundar a conversa posteriormente ou até conversar sobre o relato com os responsáveis, para alertá-los e ajudá-los. Muitos pais ainda desconhecem o perigo e diversos danos psicológicos e até fisiológicos que o bullying pode causar.
   O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário