quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - Na Separação entre os Pais, como Agir? Adolescentes.


Lição 7 – Na Separação entre os pais, como agir?

2º Trimestre de 2018
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Explicar que a verdade de Deus é que o casamento seja indissolúvel;
Mostrar a realidade da separação;
Instruir sobre como agir na situação de separação dos pais.

Olá caro(a) professor(a),
Nesta lição vamos tratar a respeito de um assunto que faz parte da realidade que seus alunos estão vivendo ou pelo menos conhecem alguém que está enfrentando esta dificuldade: o divórcio dos pais. O processo de divórcio é um problema que muitas famílias estão passando e isso afeta diretamente a vida dos filhos em todos os sentidos. Há casais que residem na mesma casa, mas já estão separados há muito tempo. Resistem em abandonar o lar porque sabem que os filhos sofrerão duramente com a quebra do matrimônio. E quando não buscam a solução para o problema não resta outra saída a não ser cada um seguir o seu caminho. Mas Deus deseja reverter o quadro desta triste situação e seus alunos podem ser o canal de Deus para que um milagre aconteça.
A família é um projeto maravilhoso que Deus idealizou a fim de separar um povo seu que o adore com sinceridade e anuncie as virtudes do Reino Celestial em toda a terra (cf Jo 4.24; 1 Pe 2.9). O pastor Jamiel de Oliveira Lopes discorre a respeito do matrimônio em seu livro Psicologia Pastoral (2017, pp. 332, 333):
“A Bíblia ensina que o casamento é uma aliança entre um homem e uma mulher para união indissolúvel. Portanto, é mais do que um contrato civil ou exigência social. Ele foi instituído para que os cônjuges tenham sempre o compromisso de serem fiéis reciprocamente, na saúde, na doença, na felicidade, na adversidade. São propósitos do casamento: comunhão, fraternidade, compartilhar sonhos, fidelidade mútua, fraternidade e reciprocidade.
Com o casamento, o homem ‘deixa’ emocionalmente de ser filho para se tornar marido, e a mulher ‘deixa’ de ser emocionalmente filha para se tornar esposa. Se não houver esse ‘abandono’ emocional, haverá problemas no casamento, especialmente com relação aos sogros. Mas isso não significa que ambos deixarão de ter sentimento pelos pais.
[...] O plano original de Deus é que o homem e sua mulher deixem suas famílias e ‘unam-se’ um com o outro ‘até que a morte os separe’. A palavra ‘une’ significa ‘cimentar’ no hebraico. Deus disse que os dois seriam ambos uma carne. Esse é um relato da intimidade do casamento quando um homem e uma mulher casados expressam o seu amor mútuo e desfrutam dele através do ato sexual.
A separação e o divórcio não fazem parte do plano de Deus para o casamento. O relacionamento do casal conforme a Bíblia deve ser para sempre, até que a morte os separe.”
Tendo como base esses princípios bíblicos a respeito do casamento, o adolescente cristão deve estar seguro de que a família é um projeto de Deus. Sendo assim, administrar o conflito e as implicações de uma separação fazem parte do empenho dos filhos pela recuperação da família ou mesmo para minimizar os impactos que o divórcio podem causar. A seguir, algumas medidas que podem ajudar neste processo:

1. Em primeiro lugar é importante compreender que o seu aluno que está enfrentando uma situação muito difícil. Não é fácil saber que os pais a quem tanto amamos estão passando por este tipo de dificuldades e chegaram à conclusão de que não vale à pena continuar sendo uma única família. Entender seu aluno e mostrar apatia é fundamental para que ele saiba que não está sozinho diante desta dificuldade. Ele pode contar com o apoio da igreja e, principalmente, do Espírito Santo para ajudá-lo a superar esta difícil etapa.
2. Outro aspecto importante a ser conversado com os seus alunos é o fato de ter que aceitar a situação. Qualquer resistência a aceitar a nova realidade pode trazer mais sofrimento. Admitir que a situação é difícil não significa que não possa ser revertida. A família é um lindo projeto de Deus e seus alunos não devem desistir dela, mas aprender a lidar e se adaptar a esta nova realidade. Geralmente quando somos acometidos por problemas pessoais ou familiares isso absorve muita energia emocional. Portanto, é preciso cuidar da saúde e manter o controle sobre as emoções para que não sejam tomadas decisões precipitadas ou mesmo avaliações equivocadas sobre a situação.
3. Aprender a lidar com a nova realidade é uma oportunidade de aprendizado. Por isso, seus alunos não precisam se cobrar demasiadamente como se fossem os causadores do problema. Mostre para eles que a decisão da separação foi inteiramente dos pais e isso foge do controle dos filhos.
4. Identificado o problema e aceito o fato, agora é o momento de orar e buscar intensamente a face de Deus. Quando se tem um lar cristão o conhecimento a respeito da vontade de Deus torna-se mais fácil. A firmeza espiritual de seus alunos diante da situação será fundamental para que haja esperança em meio ao caos. Deus é poderoso para reerguer a família, mas é preciso compreender que as decisões e disponibilidade para obedecer a vontade de Deus são dispensadas ao ser humano.
Ajudá-los a administrar o conflito é o seu papel como professor da Escola Dominical. Ao ensinar esta lição, mostre-se compreensível com seus alunos. Esse é um assunto que deve ser tratado com muita cautela. Saiba que Deus deseja usá-lo para curar as feridas da alma de seus alunos. Ore ao Senhor e peça a sabedoria necessária para alcançá-los com uma palavra inspirada e que irá ajudá-los a superar esta dificuldade.
Tenha uma excelente aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário