quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - Catástrofes Naturais - Juvenis.


Lição 7 - Catástrofes Naturais

 2º Trimestre de 2018
Esboço da Lição
1. VOCÊ SABE O QUE É UMA CATÁSTROFE NATURAL?
2.  SINAL DA VOLTA DE CRISTO

Objetivos
Reconhecer as catástrofes naturais como o princípio das dores predito em Mateus 24.

   Querido (a) professor (a), nossa próxima lição vai falar sobre a maior expectativa de um cristão: a volta de Cristo e os sinais que, segundo as Sagradas Escrituras, antecedem esta promessa, indicando que seu cumprimento está próximo. 
Maranata!
    Por vezes ficamos tão sobrecarregados com a nossa rotina terrena, tão corrida e repleta de demandas – atividades na igreja, programações, trabalho, casa, estudos, provas, contas a pagar, projetos, sonhos, metas, ministérios, filhos e tantos “etceteras” – que tendemos a esquecer a nossa maior esperança. Nosso Salvador voltará para nos buscar! Como Ele mesmo disse, nós não somos deste mundo (Jo 15.19). Estamos “emprestados”, e por isso mesmo, é claro que, enquanto aqui estivermos, temos a missão e responsabilidade de zelar por ele e pelas vidas que nele estão. Olha quantos focos importantes poderemos abordar em nossa próxima aula!
    Sua revista já disponibiliza um roteiro a seguir para abordar este tema, bem como recursos didáticos para tornar o ensino-aprendizagem mais interessante e eficiente. Um deles é despertar a curiosidade e debate dos juvenis, disponibilizando notícias sobre catástrofes naturais recentes. Esta matéria da revista Veja expõe algumas das mais desastrosas da última década: https://veja.abril.com.br/mundo/os-maiores-desastres-naturais-da-ultima-decada/Estimule o pensamento e opinião críticos em cada aluno, dando-lhes oportunidade e confiança para se expressarem.
    Um bom texto bíblico para refletirmos sobre as catástrofes naturais como sinais dos tempos, que é o foco principal da nossa lição, mas também sobre a nossa responsabilidade ambiental, enquanto aqui estivermos, está em Romanos. Sugerimos que você também sugira essa leitura junto à análise das notícias pelos grupos de juvenis.
   “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos” (Romanos 8.19-25).
    Faça perguntas que aprofundem a reflexão e facilitem a exposição de idéias, tais como: Você acha que vive como se Jesus pudesse voltar hoje? Como seria a sua vida se você soubesse que a volta de Jesus acontecerá nesta semana? O que você mudaria? Mesmo sabendo que tais desastres naturais são sinais preditos biblicamente, o que Jesus espera que façamos como cristãos, diante de tais catástrofes? A Igreja se posiciona o suficiente para ajudar as vítimas? O que podemos fazer para sermos também mais responsáveis ambientalmente?
    Ore com seus juvenis pelas famílias vítimas de alguma destas catástrofes ao redor do mundo e para que o posicionamento da Igreja do Senhor na Terra resplandeça em solidariedade e amor cristão ao ajudá-las.
    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário