Lição 8 - Ameaça do Terrorismo
2º Trimestre de 2018
Esboço da Lição
1. UMA “GUERRA SANTA”
2. O TERROR SE ESPALHA
3. E AGORA, COMO VIVEREMOS?
Objetivos
Saber quando começaram os ataques terroristas deste século;
Mostrar porque o terror tem se espalhado.
Querido (a) professor (a), na nossa próxima aula, dando sequência ao tema “Questões Difíceis do nosso Tempo”, vamos abordar o tenebroso assunto “Terrorismo”.
1. UMA “GUERRA SANTA”
2. O TERROR SE ESPALHA
3. E AGORA, COMO VIVEREMOS?
Objetivos
Saber quando começaram os ataques terroristas deste século;
Mostrar porque o terror tem se espalhado.
Querido (a) professor (a), na nossa próxima aula, dando sequência ao tema “Questões Difíceis do nosso Tempo”, vamos abordar o tenebroso assunto “Terrorismo”.
Certamente, pela faixa etária de seus
alunos, eles não possuem nenhuma memória pessoal da data que marcou
tragicamente o calendário mundial: 11 de Setembro de 2001. Você recorda do
impacto que a notícia causou? Tal atentado terrorista foi considerado o pior e
mais chocante da história contemporânea. Quase três mil pessoas morreram
durante os ataques, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Apenas nos EUA
mais de 3.000 crianças ficaram órfãs (de pelo menos um dos pais). Foi
estarrecedor!
Conforme sugerimos em sua revista, seria de
grande valia apresentar informações sobre a tragédia em um dos solos nacionais
mais protegidos do planeta para que seus alunos compreendam a tamanha gravidade
do tema discutido. Para atingir tal objetivo, existem vários vídeos editados
com trechos de documentários sobre o ocorrido e relatos de sobreviventes na
plataforma digital YouTube. Selecione o que achar mais impactante, visando
também se está de acordo com o seu tempo de aula disponível. Sugerimos este da
reportagem que foi ao ar no principal jornal brasileiro no dia do ataque: https://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8
Aproveitando o gancho deste tema
também para a edificação de seus juvenis, ao final da aula, separe a
turma em grupos e peça que cada equipe pesquise na Internet (Documentários,
Programas de TV a cabo, sites de notícias, YouTube, etc.) e escolham três
depoimentos que mais lhes impactaram de pessoas que trabalhavam no em uma das
Torres e sobreviveram, reconhecendo e testemunhando sobre o imenso livramento
que o Senhor lhes deu naquele dia. Como o caso que nós disponibilizamos nos
subsídios de sua revista há outros diversos e são realmente impressionantes;
fortalecem muito a nossa fé no maravilhoso cuidado do Senhor para conosco.
Os depoimentos selecionados pela turma podem
ser vistos em uma reunião extraclasse, agendada na sua casa ou na de algum
voluntário entre os alunos. Este tipo de atividade fora da ED fortalece muito
os laços de comunhão e dinamiza ainda mais as aulas. Após momento devocional e
de oração, reserve também alguma atividade descontraída de lazer para a
ocasião.
Já para o momento da aula é muito importante
também compartilhar com os juvenis o papel da Igreja frente a estes momentos de
tragédia. Apesar de termos o conhecimento de que todo esse caos é evidência,
antes já predita como sinal de que a volta de Cristo está próxima, isto não
exime a Igreja, isto é, cada um de nós, do amor e compaixão com os quais devemos
agir para ajudar as vítimas de tais calamidades. Frise essa consciência para
seus alunos.
Não nos esqueçamos que um dos sinais também
preditos por Jesus em Mateus 24 é que com a multiplicação da iniquidade, “o
amor de muitos se esfriaria”. E isto, infelizmente, tem acontecido fora e
dentro da Igreja. Quantos não são os evangélicos indiferentes, apáticos,
insensíveis às mazelas sociais humanas?! Alguns até mesmo desejando e pregando
a justiça com as próprias mãos, a violência e morte de supostos delinquentes;
comemorando tragédias ocorridas com não-crentes, com discurso de ódio contra
aqueles que não seguem a Bíblia, sem perceberem que agindo assim também não a
estão seguindo. Por isso, precisamos vigiar! Que o amor, que é a marca de
Cristo, é o próprio Deus, não se aparte de nós, já que somos dEle.“
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor
procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não
ama não conhece a Deus, porque Deus é amor!
[...] Se alguém confessa publicamente
que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim
conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. “Todo
aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1 João 4:7, 8,
15,16).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você
pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos
subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que
os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a
Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição
(uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano
de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que
ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e
reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de
ajudá-lo.
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