quarta-feira, 30 de maio de 2018

Lição 10 - 2º Trimestre 2018 - Um Lugar Onde Deus Cura - Juniores.

Lição 10 - Um Lugar onde Deus cura

2º Trimestre de 2018
Texto bíblico – Tiago 5.14-16.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que a Casa de Deus é um lugar onde acontecem curas. O Senhor prometeu trazer a cura sobre os enfermos se os seus servos clamassem e se humilhassem em sua presença (cf. 2 Cr 7.14). Há muitas pessoas que entram pelas portas das igrejas em busca de uma cura, um milagre. Entretanto, é importante entender que Deus trata cada necessidade de maneira específica. Nem todas as pessoas que clamam por uma cura serão curadas de imediato. Talvez a relativa enfermidade seja um meio de aperfeiçoar o relacionamento da pessoa com Deus. Neste caso é importante que seus alunos saibam que Deus é bom, mesmo quando a cura não acontece.
A história narrada na lição de hoje revela que Jesus demorou mais dois dias no local onde estava antes de atender ao pedido de socorro das irmãs Marta e Maria. Como bem conhecemos a história, Lázaro, o amigo a quem Jesus muito amava estava enfermo e veio a falecer (cf. Jo 11.1-45). Jesus havia dito que aquela enfermidade não era para morte, mas para que o nome do Senhor fosse glorificado (v. 4). Por um momento, os discípulos entenderam que Lázaro não morreria, mas depois da notícia de que o amigo querido de Jesus havia falecido, uma dúvida pairava no ar a respeito do que o Mestre havia afirmado.
Ao final da história, percebemos que a glória de Deus se revela não na cura de Lázaro, mas na sua ressurreição, haja vista que o seu corpo jazia morto a quatro dias e já estava em estado de decomposição. Naquela ocasião, Jesus revelou que Deus, o Pai, tem o poder e o controle sobre todas as coisas, inclusive no tocante à vida e à morte.
Professor, a partir das verdades ensinadas nesta lição seus alunos poderão compreender que:
1. Deus ainda realiza milagres nos dias atuais assim como realizou no passado. Para tanto, o Espírito Santo opera em sua igreja, trazendo cura e restauração aos que estão enfermos no corpo e na alma (cf. Hb 13.8; 1 Co 12.9);
2. O milagre da cura é um ato da soberania e bondade de Deus com o ser humano. Não é um privilégio de alguns em detrimento de outros. O Senhor realiza cura em todos os lugares, a qualquer pessoa e de qualquer enfermidade. Não existe grau de complexidade para Deus, pois Ele tem todo o poder sobre qualquer enfermidade (cf. Mt 8.16,17; Jo 5.1-9);
3. O alcance da cura é um ato de fé. Em muitas ocasiões o Senhor Jesus quando curava uma pessoa, perguntava se esta cria no poder de Deus e que Ele poderia realizar a cura. Era também uma oportunidade de receber o perdão pelos pecados cometidos e, mediante a fé, alcançar a salvação (cf. Mt 9.1-8, 18-22, 27-33).
4. Há enfermidades que Deus permite cujo propósito é a glorificação do nome do Senhor. Nem todas as pessoas são curadas de imediato ou mesmo pelas mãos dos médicos, inclusive, alguns destes profissionais chegam a determinar um diagnóstico completamente pessimista quanto à cura. Em certos casos somente o Senhor pode realizar um milagre que ocorre, muitas vezes, nos momentos mais críticos (cf. Jo 9.1-7; 11.1-45).
Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Convide seus alunos a encenarem a situação citada por Tiago em sua carta (cf. Tg 5.14). Escolha um aluno para interpretar o papel da pessoa que está enferma. Outros três alunos poderão interpretar os presbíteros. Outro aluno interpretará o papel do parente da pessoa que está enferma. Escolha um roteiro e elabore as falas. Não se esqueça de dar nomes aos personagens. A história deverá apresentar uma cena onde uma pessoa está enfrentando uma enfermidade e os presbíteros são convidados pela família da pessoa para orarem por ela e ungirem com óleo. Após um clamor a pessoa enferma é curada e aceita Jesus como seu Salvador. Ao final, explique a classe que se orarmos com fé os enfermos poderão ser curados. O Deus que realizou milagres no passado é o mesmo que continua a realizar milagres nos dias atuais. Ore com os alunos ao final da aula, intercedendo por aqueles que estão enfermos.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário